Os alunos do estágio em Saúde Coletiva de Fisioterapia do CESUFOZ e alunos do estágio de Nutrição da FAFIG da participaram da "Semana do Servidor", um evento organizado pela Secretaria de Saúde Ocupacional junto às coordenadoras dos cursos de Fisioterapia Dra. Adriane Fengler, e Nutrição Dra. Clarice Piacentini Mitrano. Foram realizadas atividades de avaliação postural e nutricional, alongamentos e orientações domiciliares.
O curso de Pedagogia da FAFIG ofereceu aos estudantes uma pré banca, como qualificação, e banca do trabalho final de curso. As pesquisas foram bastante diferenciadas uma das outras, mas podem ser divididasem dois grandes eixos:
Eixo: 1- Práticas que envolvam: ludicidade, brincadeira e Educação Infantil, com todas as produções sobre a Educação Infantil, as brincadeiras, a musicalidade e a contação de histórias.
Eixo 2 - A educação e suas vertentes: Ações afirmativas, EJA, Educação Especial e Estágio, as pesquisas foram voltadas para relatos de experiências nos estágios práticos; o papel da EJA na formação do pedagogo; as discussões da Lei 12.990/2014 e Lei 10639/03 aplicadas em sala; dislexia e disortografia; superdotação/altas habilidades; a Neurociência e as tecnologias na educação, entre outros.
Enfim, a partir de um trabalho árduo e coletivo de orientação foram viabilizadas pesquisas importantíssimas, que levaram muitos acadêmicos a se aprofundarem nas temáticas. Foi o maior entrosamento dessa turma neste último semestre. Segundo a coordenadora do curso, Eliana Santos “É satisfatório e emocionante ver que acadêmicos se mostram como legítimos pesquisadores, produtores de conhecimento, sem necessidade de plágio. Encontram-se prontos, conscientes que o aprendizado é constante. Ouvir de um acadêmico que será o primeiro da família a ter um diploma universitário, não tem preço. Faz a Educação valer a pena”.
O projeto Lacre Solidário é um programa do Rotary que, desde 2019, mantém uma parceria com os alunos de Pedagogia da FAFIG. Em 2020, mesmo sendo um ano atípico por conta do Covid-19, os alunos do curso de Pedagogia participaram massivamente da ação arrecadando lacres de alumínio e tampinhas plásticas para serem entregues à Instituição. O projeto é bastante importante, pois a arrecadação dos lacres e tampinhas permite a troca deles por cadeiras de roda e de banho que posteriormente são doados ás pessoas da comunidade carente.
Para o curso de Pedagogia da FAFIG, firmar essa parceria fez com que essa arrecadação se tornasse um Projeto da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior (SisDia) com a sociedade, além de ser uma possibilidade de colaborar com o meio ambiente. A entrega teve a participação simbólica do diretor da Instituição, Everson Marquetti, a representante discente, Nahama Bucker, do representante do Rotary, senhor Grezzana, da coordenadora do curso de Pedagogia Eliana Santos, bem como Lucas e a Sônia, representantes da Instituição. Uma parceria que continuará por mais anos.
A “III Semana Acadêmica do curso de Pedagogia” (FAFIG) aconteceu nos dias 22, 23 e 29 de outubro e 03 de novembro de 2020, com a temática “Desafios e Perspectivas na Pesquisa Educacional”, e promoveu a construção coletiva do conhecimento entre professores e alunos. Os estudantes puderam compreender o campo da pesquisa educacional, suas articulações no universo acadêmico e social e sua extensão na dimensão pública. Dentre as funções do Pedagogo, está a pesquisa, que vai além da docência.
Dessa forma, o evento demonstrou o potencial dos alunos em relação à pesquisa acadêmica, dando-lhes a oportunidade de explanar suas pesquisas e compartilhar a gama de conhecimentos adquiridos ao longo do período acadêmico. Em dois dias, tivemos palestras de grande importância:
- Dia 22/11: Palestra 1 - “Violência contra a mulher: caminhos, desafios e perspectivas”. (mestranda Fabiola Montegutti e Amanda Silva - Unila e UDC) - Palestra 2 - “Escola e Educação do Campo” (Dr. Fernando José Martins - Reitor da Unioeste).
- Dia 23/11: Palestra 1 - “Proposta Filosófico-pedagógica da América Latina” (Dr. Miguel Ahumada Cristi) - Palestra 2 - “Metodologia Qualitativa e quantitativa” (Prof. Ricardo Santana de Almeida – CESUFOZ).
Nos dias seguintes foram realizadas as pré-bancas de qualificação dos acadêmicos, sendo as bancas divididas em dois grandes eixos.
Eixo 1 - Práticas que envolvam: ludicidade, brincadeira e Educação Infantil, com Simone dos Santos (PMFI), Mestra Francielli Poltronieri (SEED), Pedagoga Angela de Oliveira (prefeitura de Cascavel), Prof Ricardo Ribas (Prefeitura de Canoas/RS) e
Eixo 2: A educação e suas vertentes: Ações afirmativas, EJA, Educação Especial e Estágio, com doutora Ana Maria Tarini (IFPR - Curitiba), Aicha Eroud (IDESF/ex-aluno CESUFOZ), mestra Francielli Poltronieri (SEED), mestra Sandra Regina Severo Kasper (SEED/PMFI), Roy Eddie Marquardt Filho (UNILA/ex-aluno CESUFOZ), mestra Michele Jimenez (UNILA), doutoranda Nélia Cavalcante (UNICAMP/prefeitura de Campinas) e doutora Laura Janaína Dias Amato (UNILA).
A acadêmica Amanda Lemos destaca que a mentoria de nossa coordenadora, Eliana Cristina, e dos demais docentes: Cleonice Marçal, Janaína Lopes e Renata Aparecida, foi fundamentais para toda evolução acadêmica dos alunos, tendo possibilitado a construção de vínculos afetivos e formado profissionais capacitados. Afinal, a Pedagogia é uma ciência, e é um campo de formação de educadores - docentes e não docentes. “É uma ciência que produz um saber acadêmico, passível de dar sustentação à prática docente e ao trabalho pedagógico, escolar e não escolar; é um campo teórico-investigativo sobre a educação e o ensino." (EVANGELISTA; TRICHES, 2009, p.187).
Para a coordenadora Eliana Santos foi um momento ímpar em que os acadêmicos puderam fazer pesquisa de fato, e ainda contaram com uma banca muito enriquecedora. “Tenho certeza que o curso de Pedagogia da FAFIG, com muito orgulho, está demonstrando o verdadeiro espírito de uma faculdade: formar sujeitos pensantes e pesquisadores. Muitos dos trabalhos, com certeza virarão pesquisas de Mestrado e Doutorados desses acadêmicos”.
Na última segunda-feira, dia 31 de agosto de 2020, os alunos do 3.° e 4.° períodos de Direito participaram de uma atividade proposta pela professora mestra Manoela Jaqueira, na disciplina de Processo e Relação Jurídica Processual, onde o egresso da turma de 2018 do CESUFOZ, o mediador Jonathan Francisco da Silva, ministrou a palestra “Mediação e Conciliação: rompendo paradigmas”. Nesta oportunidade, os alunos ouviram sobre como o Tribunal de Justiça tem implementado os métodos alternativos de resolução de conflitos, o papel do mediador e o processo para se tornar um. Foi um momento de troca de conhecimento entre nosso egresso e os alunos do curso de Direito CESUFOZ/FAFIG, principalmente sobre a importância de alterar o paradigma litigioso do profissional do Direito e buscar implementar outras alternativas de resolução de conflitos.
O “VII Ciclo de Debates do Curso de Pedagogia” do segundo semestre de 2020 contou com as seguintes palestras, realizadas nos dias 10 e 17 de setembro pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu:
- Dia 10 de setembro - “Lei 12.711/12 e as Bancas de Heteroidentificação: balanço necessário” com a Dra. Georgina Nunes (coordenadora do Observatório Interinstitucional de Ações Afirmativas – FaE/UFPel) e o Dr. Carlos Alberto S. de Paulo (pró-reitor da Pró-Reitoria de Políticas e Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis – PROPAAE/UFRB).
Já no dia 17 de setembro a palestra foi “Os Povos Originários e o acesso à Educação: desafios e possibilidades”, proposta pela professora Fabiane Medina Ava Guarani (coordenadora do Núcleo de Assuntos Indígenas NaIN/FAIND/UFGD) e pelo professor Wagner R. do Amaral (Comissão Universidade para os Índios CUIA/UEL).
Também em parceria com a CESUFOZ e a convite do curso de Direito, os estudantes assistiram a palestra “Uma outra mirada dos direitos humanos: desafios da mulher negra no Direito e na Militância dos Direitos Humanos” com Beatriz Vidal (advogada e assistente de Desenvolvimento Institucional CEJIL-RJ).
Algumas temáticas eram necessárias como complementação e ampliação do curso de Pedagogia, e também possibilitaram aos acadêmicos adquirir experiências ímpares na sua formação. “Cada uma dessas palestras contribuiu para nosso crescimento enquanto profissionais”, afirmou a acadêmica Rosinei Leão.
A coordenadora Eliana Santos ressalta a importância da diversificação de debates para a formação de qualquer profissional, mas, principalmente, para o profissional da Pedagogia: “Se desejamos uma sociedade mais justa e equitativa, e, se desejamos uma educação melhor para as próximas gerações, faz-se necessários debates de diferentes vozes e lugares”.
O ciclo de debates do curso de Pedagogia (FAFIG) é uma prática que acontece desde o seu primeiro período. Quando o conteúdo acadêmico é encerrado, são inseridos em alguns dias de palestras que complementam a formação dos acadêmicos de forma significativa.
No primeiro semestre de 2020, devido à Pandemia do Covid-19, realizamos essas interações via plataforma Zoom, sem prejudicar a qualidade dos conteúdos e dos palestrantes convidados. Neste VI Ciclo de debates tivemos as palestras: “Direitos Humanos e Educação: para além dos mitos, uma conversa crítica” com a Professora Doutoranda Manoela Jaqueira (CESUFOZ/FAFIG/PUC-Rio) e “Gestão Educacional: mitos e experiências” mestre Amarildo Redies que tem vasta experiência na direção em um dos colégios mais antigos da cidade.
Também abrilhantou nosso VI Ciclo de debates do curso de Pedagogia, tivemos a doutora Silvana Souza (UNIOESTE - campus Foz do Iguaçu), que discutiu a relação do professor enquanto classe trabalhadora e quais são seus propósitos com alunos que também são professores, na palestra com o título “Marxismo: Educação e Trabalho”, sendo esta convidada da professora Janaina Santana. Um ponto interessante foi que, segundo a palestrante era sua primeira vez falando para acadêmicos da rede privada.
Segundo a coordenadora Eliana Santos, “Para nós (enquanto Instituição Privada) foi um orgulho imenso ouvir, não somente a professora Silvana, mas a experiência inigualável do professor Amarildo e da pesquisadora e colega de trabalho Manoela Jaqueira”.
Como os demais cursos da Faculdade, o curso de Pedagogia da FAFIG participou ativamente da “II Mostra Acadêmica” com palestras, produções de resumos de pesquisa e apresentação dos mesmos, atividades que realizaram sozinhos, em duplas ou trios. Todos esses trabalhos foram parte do exercício de pesquisa acadêmica utilizando as normas da ABNT.
Cada um dos cursos teve suas palestras específicas. Para aprofundamento teórico do processo de ensino-aprendizagem, mais precisamente da Alfabetização e do Letramento, recebemos a doutora Tamara Cardoso André (UNIOESTE - campus de Foz do Iguaçu), convidada pela Professora Mestra Cleonice Marçal com a palestra “Alfabetização e Ensino a Distância”, ou seja, também foi conversado sobre esse momento, em que o ensino tem acontecido de forma remota.
A convite da Professora Mestra Janaina Santana, que também participou da fala juntamente com a Ma. Izabela Fernandes falou sobre “EWEBELA - Contação de histórias: como as narrativas podem contribuir para o debate étnico-racial na educação”.
As atividades foram bastante intensas e corroboraram para o aprendizado de todas as pessoas que tiveram a oportunidade de participar delas. As apresentações dos resumos também foram um destaque, os acadêmicos capricharam em suas exibições, e alguns escolheram utilizar esses reumos como a base para a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso. Segundo a coordenadora do curso, “Eventos como esse trazem para dentro do espaço universitário a possibilidade de ver a dimensão das pesquisas, uma vez que é um acontecimento para todos os cursos. É dar visibilidade à Intuição como polo de produção de conhecimento”.
Para recepcionar os alunos veteranos do curso de Pedagogia da FAFIG com carinho, ocorreu um evento em nossa faculdade. Sob a coordenação da professora Eliana Santos, juntamente a professora Ivanir Gomes, o dia foi iniciado com uma fala super bacana sobre ensino compreensivo na palestra "Ensino compreensivo e Avaliação Formativa" da professora mestre Enaide Severo, uma vez que nossos acadêmicos irão fazer o Enade ao final do ano. Houve ainda o sorteio de um livro do qual a palestrante é autora.
Após a palestra, a coordenação discursou incentivando os alunos que se encontram na reta final do curso, fazendo-os refletir sobre o tanto que já aprenderam e ainda aprenderão neste último ano. Lembrando-os para se manterem firmes, uma vez que já percorreram mais da metade do caminho, afinal, quando desejamos boas vindas, demonstramos a alegria do reencontro, lembrando que a tecnologia vai ajudá-los, mas serão esses futuros educadores que vão agigantar os seus alunos de conhecimento.
No dia 30 de Janeiro de 2020, no CESUFOZ/FAFIG, foi realizada a Capacitação Pedagógica com o tema “Primeiros Socorros”, ministrada pela Capitão Silveira Jr. (que também é docente desta instituição) e pelo Cabo Acacildo Silveira, ambos membros da Polícia Militar, que nos agraciaram a palestra interativa de Socorros de Urgência.
Dentre os tópicos trabalhados destaca-se Segurança pessoal e da vítima, abordagem do trauma ABCDE, Manobra de Heimilich para engasgos, sangramentos em membros superiores e inferiores e controle cervical. Nossos agradecimentos a essa equipe que tão bem compartilhou teoria e práticas e nos engrandeceu com importantes informações.
O Núcleo de Prática Jurídica da Cesufoz/Fafig foi visitado pela equipe de reportagem da Rede Massa de Foz do Iguaçu. O objetivo era esclarecer a população sobre a assistência judiciária gratuita. Na ocasião, uma das coordenadoras do núcleo, Dra. Morena Silveira, revelou a importância da atividade na formação dos acadêmicos. Também foram entrevistadas duas assistidas que relataram a satisfação de terem suas demandas resolvidas pelo núcleo de prática de maneira célere e eficaz. Os acadêmicos também contribuíram com seus relatos, enaltecendo os aprendizados obtidos por meio do estágio.
A reportagem foi exibida no Tribuna da Massa no dia 29 de novembro de 2019.
Obs: Assistência gratuita à população carente que se enquadram nas regras estabelecidas.
No dia 05 de novembro de 2019, foi realizada a Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva, ministrada pela Professora Dra. Edilma de Jesus Desidério, da Universidad Intercultural del Estado de Puebla, esta atividade foi realizada em parceria interinstitucional com o CESUFOZ/FAFIG, a Clínica de Direitos Fundamentais, Sociais e Migração da Unioeste e o Lafront - Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais.
A atividade contou com a presença de acadêmicos de Direito do CESUFOZ/FAFIG, acadêmicos de Direito da Unioeste, Mestrandos e Doutorandos do Programa de Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste e profissionais da área de Direito interessados na temática.
A atividade foi coordenada pela Professora Ma. Manoela Jaqueira do curso de Direito, que é pesquisadora do Lafront e da Clínica de Direitos Fundamentais, Sociais e Migrações da Unioeste.
No dia 21 de outubro de 2019, foram realizadas as primeiras defesas do trabalho de conclusão de curso de Direito do CESUFOZ. A professora Mestra Manoela Jaqueira, presidiu a mesa de avaliação de seus orientandos e o professor Mestre Augusto Balalai avaliou os trabalhos da noite.
A aluna Samira Arantes, defendeu seu TCC intitulado "A Proteção Nacional para Refugiados: Uma Análise da Efetividade da Lei 9.474/97 Sob a Perspectiva da Dignidade Da Pessoa Humana", que buscou analisar o atual contexto do tratamento jurídico dos refugiados no Brasil desde uma perspectivara crítica.
A aluna Silmara Santos da Silva Martins defendeu seu TCC intitulado "Abandono Afetivo Inverso: O Abandono dos Idosos, Uma Realidade Despercebida", que analisou a responsabilidade civil das famílias no abandono afetivo de idosos, tendo em vista que estes são um grupo invisibilizados e vulneráveis na sociedade. E o aluno Adriano Vendramim defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado "Justiça Restaurativa: Uma Alternativa Além da Punição no Âmbito Juvenil", que buscou expor um método de justiça alternativa para além do modelo tradicional no âmbito do Estatuto da Criança e Adolescente.
Os três trabalhos representam a inovação na escolha e abordagem dos temas defendidos, onde os alunos puderam analisar o Direito para além do positivismo jurídico tradicional, com temas atuais e de extrema relevância para o debate atual na sociedade.
O Coordenador de Direito Sérgio Candil e toda equipe do CESUFOZ, parabenizam os acadêmicos pelo excelente trabalho.
Nos dias 05, 06, 07 e 08 de Novembro de 2019 o curso de Pedagogia da FAFIG realizou sua II Semana Acadêmica com a temática Educação Infantil: inclusão e formação do Pedagogo. Abordando os desafios da educação contemporânea nas perspectivas das metodologias ativas, da educação inclusiva e do perfil do docente para a educação desafiadora. A palestra de abertura contou com Eliziane Rodrigues “A educação infantil e a BNCC”, diretora da rede Municipal de educação e Fátima Debad: “Princípios e Abordagens nas Metodologias Ativas”.
A mesa redonda “Perspectivas e desafios para a educação inclusiva” contou com a parceria interinstitucional de Eddie Filho, da UNILA e aluno do último semestre de Direito da CESUFOZ e Carina Simonetti Barbosa, da rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, mediada pela professora Ivanir Gomes.
As oficinas com as temáticas: A representatividade super-heróis negros; Um cartaz para contar: bom dia todas as cores; prática de ritmos, movimento e articulação da linguagem; contação de história: abordagem das relações étnico raciais e Sessões de comunicação dos artigos produzidos pelos acadêmicos com as seguintes temáticas: Educação Especial e Inclusiva; Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos; Metodologia de Ensino e interdisciplinaridade e Ações e Reflexões sobre o Estágio Prático.
O evento contou com 66 participantes, exposição de fotos, apresentação de violino de Jonathan Santos, e encerramento com maracatu Kaburé. O objetivo foi promover reflexões sobre a prática docente, abordagens que despertassem o interesse e propiciassem novas experiências para o público em geral e principalmente para os pedagogos em processo de formação. Segue depoimento do acadêmico José Bareiro “para mim foram dias de muito conhecimento obtido com estratégia de contração de história maravilhoso, reconstrução de cantigas infantis com uma interpretação mais ampla, principalmente o fato trazer mais sobre as culturas africanas. Simplesmente maravilhoso. A troca de conhecimentos foi espetacular!”
Nos dias 21, 23 e 25 de outubro de 2019, A CESUFOZ e a Fafig, realizaram uma ação de divulgação “Um dia no Campus”. Durante os dias ocorreram visitas à entidade, foram mais de 120 alunos participantes das turmas de 3º ano de escolas públicas de Foz do Iguaçu, que conheceram toda estrutura disponibilizada pela instituição. Foram visitada a Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Laboratórios de Informática, Laboratórios Multidisciplinares, Laboratórios de Anatomia, Laboratório de Microscopia, Farmácia, Enfermagem, Estética e Engenharia Civil.
Estiveram presentes alunos das escolas estaduais, Jorge Schimmelpefeng, Tarquínio Santos e Cataratas do Iguaçu, que foram recepcionados por colaboradores, professores, coordenadores, e a equipe de divulgação/marketing, para o total êxito da ação.
Resultado de um projeto iniciado no primeiro semestre de 2019, a turma de Pedagogia (FAFIG) entregou ao Rotary os lacres e tampinhas arrecadados por todos os acadêmicos dos cursos da FAFIG e CESUFOZ de todos os cursos.
Como o Projeto é uma campanha permanente do Rotary Club, a FAFIG e a CESUFOZ, estará em permanente arrecadação, visto que nessa primeira entrega conseguimos arrecadar uma média de 55 garrafas pets de lacres (50 kg de alumínio), fora as tampinhas de alumínio e de plástico. Conseguimos metade de uma cadeira de rodas.
Em agradecimento à parceria a Faculdade recebeu um certificado por sua excelente contribuição social em beneficio do Lacre Solidário.
Estudantes do décimo período do curso de Direito do CESUFOZ e FAFIG realizaram, no dia 14 de Outubro de 2019, a entrega de presentes arrecadados numa ação especial para o Dia das Crianças, cujo intuito foi a contemplação das 47 crianças atendidas na ONG: "Centro de Apoio Agrícola Meu Cantinho", situada na área rural em Santa Terezinha de Itaipu, PR.
A entrega foi realizada pelas divulgadoras Camila Côrtes, Gabriella Freitas e Geovana Mattos, acompanhadas da assistente de Direção, Késsia Losso e da representante e coordenadora da ação, também acadêmica da FAFIG, Rima Ghattas, que relatou emocionada: "Não ter preço presenciar a reação e o sorriso dessas crianças".
A ação contou com o intermédio do egresso do curso de Direito da FAFIG, Valter Larssen Jr., que atualmente assiste a ONG como professor e educador social.
Esta campanha é mais uma ação do Programa Amigos do Candil, criado em 2016 em homenagem ao coordenador do curso Sérgio Luiz Candil, que desenvolve um trabalho social admirável na Cia do Riso.
No dia 10 de outubro de 2019, os estudantes do curso de Pedagogia, debateram a relevância da inserção de conteúdos relacionados ao debate étnico racial dentro da sala de aula. Tendo como ponto de partida a implementação da lei 10.639 criada em 2003 que estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão e a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a 11.645 de 2008 que proporciona a inclusão do ensino de História e Cultura indígena.
Nesse processo, os envolvidos (educador e educandos) tiveram a oportunidade de vivenciar leituras da cosmovisão indígena e afro brasileira, possibilitando o fortalecimento do senso de empatia no processo pedagógico e a criação de metodologias que facilite o debate étnico racial nos espaços escolares.
A atividade proposta pela professora Janaina de Jesus Lopes Santana, foi realizado no formato que provocasse os estudantes a trazerem materiais pedagógicos que pudessem ser utilizados posteriormente em suas salas de aula, alguns exemplos: letra da música “ A carne” da cantora Elza Soares, rimas do grupo de rap Guarani Brô MC's, cartazes com dados sobre a população indígena e afro brasileira e frases de reflexão, pintura feita pela aluna Amanda Lemos dos Santos e o poema “Antropofaia cultural” escrito pela aluna Josiane Ferreira da Silva.
Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação- 16 de outubro, duas alunas do curso de nutrição da FAFIG fizeram uma ação junto ao CER IV, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, com a nutricionista responsável pelo local, Dra. Lucineia Schons Lied.
As alunas realizaram atividades voltadas a orientação nutricional e avaliação antropométrica durante toda a manhã do dia 01 de novembro do corrente ano.
Os alunos dos 3º e 4º períodos do Curso de Direito da Faculdade CESUFOZ/FAFIG receberam no dia 3 de outubro de 2019 a visita da Secretária do CEEBJA Helena Kolody, lotada na Penitenciária Estadual II, Simone de Oliveira, para um bate-papo sobre o exercício do direito do preso ao estudo.
A proposta faz parte da disciplina “Teoria das Penas” e teve como finalidade demonstrar aos alunos a realidade do sistema carcerário nas penitenciárias e na cadeia pública de Foz do Iguaçu/PR, em especial as peculiaridades inerentes à forma em que é exercido o direito do preso ao estudo, a estrutura das instituições para o exercício de tal direito, as vagas de estudo, a segurança dos docentes durante as aulas, dentre outros aspectos.
De acordo com o art. 26 da Lei de Execução Penal (Lei n. 7.210/84) o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir (reduzir), por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena. A contagem de tempo é feita à razão de um dia de pena a cada doze horas de frequência escolar - atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional - divididas, no mínimo, em três dias.
Acrescente-se que a Lei Estadual n. 17.329/12, em seu art. 9º, prevê que o preso custodiado alfabetizado integrante das ações do Projeto “Remição pela Leitura” realizará a leitura de uma obra literária e elaborará um relatório de leitura ou uma resenha, o que permitirá remir quatro dias da sua pena.
A formação do profissional em Pedagogia da FAFIG tem sido um espaço de reflexão sobre a teoria e a prática, de produção de conhecimento, de pesquisa sobre suas relações com o processo de ensino aprendizagem. Segundo Paulo Freire (2001, p. 32), “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”, para uma formação completa os futuros profissionais da educação ou de outros espaços devem saber respeitar outros saberes que não os seus, devem saber respeitar a trajetória histórica dos educandos, estimulando-os a superação se suas realidades, por meio do questionamento, a inquietação, a observação, elaboração de hipóteses e compreensão epistemológica.
Por isso nesse semestre, aos sábados pela manhã os alunos do curso de Pedagogia tem frequentado grupos de estudos, com a professora e coordenadora Eliana Santos. Nesse espaço tem buscado a construção de um professor pesquisador que constrói e reconstrói sua prática, que busca produzir ou reconstruir textos científicos, elaborar ou reelaborar o projetos de intervenção como forma de inovação em sala de aula. Além da pesquisa é também uma forma de produção da escrita acadêmica.
É uma busca de exercitar na formação inicial dos pedagogos o que afirma as Diretrizes curriculares Nacionais (2015, p.4), os cursos de licenciatura deverão considerar “a articulação entre graduação, pesquisa e extensão como princípio pedagógico essencial ao exercício e aprimoramento do profissional e da prática educativa”.
Estudantes do primeiro e segundo períodos do curso de Direito da Cesufoz/FAFIG desenvolveram, no último dia 4, um debate em torno de temas importantes para a sociedade brasileira, como a pena de morte, dentro da disciplina de Linguagem e Comunicação Jurídica, ministrada pela professora Ariana Regina Storer Brunieri.
Para se preparar para as discussões, os estudantes, divididos em dois grupos – um a favor e outro contra – fundamentaram a apresentação de seus pontos de vista utilizando a Teoria da Argumentação, que faz parte da disciplina. Além disso, pesquisaram os aspectos jurídico, histórico, psicológico, social e religioso das questões, a fim de alicerçar melhor os argumentos a serem apresentados. Particularmente no jurídico, os alunos observaram que a pena de morte, apesar de abolida pela Constituição Federal de 1988, ainda existe no Brasil em um caso excepcional (crimes militares cometidos em guerra).
Em suas alegações, os alunos aplicaram a Teoria expondo argumentos de senso comum, de autoridade, analogias, entre outros. Segundo a professora Ariana, a atividade foi muito positiva, e avalia que os alunos avançaram no conhecimento da Linguagem e suas possibilidades de aplicação na Ciência Jurídica. Ela antecipou ainda que outras atividades estão sendo planejadas, como assistir a um julgamento por júri popular, no qual a argumentação é bastante explorada.
Nesta quarta - feira, dia 11 de setembro de 2019, os alunos do Curso de Pedagogia realizaram a atividade de prática pedagógica na: Disciplina de Psicologia Sócia Interacionista, com relação ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores quanto às emoções, sentimentos na literatura infantil e o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil.
Com a socialização da Tabela das Emoções, dramatização sobre a lenda do Bumba-Meu-Boi e a contação de História intitulada Douglas quer um abraço. A partir da leitura e debate do texto, as emoções e sentimentos na literatura infantil: perspectiva vigotskiana, dissertação de mestrado da própria professora da turma professora Cleonice Marçal.
No dia 21 de agosto de 2019, os alunos do curso de Nutrição colocaram em prática muitos conceitos aprendidos na aula de Higiene e Legislação de Alimentos, ministrada pela professora Clenir Bueno, com aplicação de checklist na cantina da Faculdade Foz do Iguaçu - FAFIG.
No dia 17 de agosto de 2019, os alunos do 3º e 4º períodos do curso de nutrição participaram do Dia da Saúde no Empório Pomare. O tema foi Aleitamento Materno. Os alunos foram acompanhados e orientados pelas professoras Clarice Mitrano, Clenir Bueno e Débora Christina.
Parabéns aos acadêmicos e Professores pela iniciativa e evento.
Encerrando a Capacitação Pedagógica com chave de ouro, houve no dia 02 de agosto de 2019 a palestra sobre o Tema "Educação para Relação Étnico-Raciais: Implementação e Desafios" ministrada por Janaína de Jesus Lopes Santana e Eliana Santos. Nossos agradecimentos por compartilhar experiências e conhecimentos.
As tecnologias educacionais como ferramentas colaborativas no processo de Ensino-aprendizagem.
O curso de Pedagogia – FAFIG desenvolveu uma atividade diferenciada como recepção aos alunos no início do novo semestre letivo. Foi organizada uma aula inaugural pelas Professoras Ivanir Gomes da Silva e Luiza Franco Duarte no sentido de trabalhar práticas inovadoras no ambiente escolar. Partindo do pressuposto que a sociedade atual está envolta por aparatos tecnológicos cada vez mais modernos, os alunos da Pedagogia foram instigados a repensar suas práticas docentes e reformular novas proposta metodológicas, através de atividades com metodologias ativas. As ferramentas utilizadas foram as tecnologias como instrumentos de aprendizagem. As utilizações dessas novas ferramentas ainda são um grande desafio na escola, já que muitos educadores não dominam sua utilização e possuem dificuldades de se adaptar a esta nova realidade. Situação esta que leva muitos professores a ter receio em usufruir ferramentas computacionais dentro de sua prática pedagógica. Entretanto, o uso de tecnologias na escola como recurso auxiliar na construção de novos conceitos, possibilita que o processo de aprendizagem ocorra de forma mais prazerosa, uma vez que o enfrentamento de desafios ocorre permeado por um contexto de ludicidade.
Diante disso, os alunos do Curso de Pedagogia – FAFIG trabalharam nesta aula inaugural as ferramentas tecnológicas e inovadoras que faz pensar na educação da atualidade, a utilização dessa tecnologia como instrumento colaborativo na educação. Os acadêmicos puderam conhecer e praticar outras atividades com o uso dessas ferramentas com dispositivos móveis como: Aplicativos de Realidade aumentada (3D), Atividade em QRcode, quis virtual, inteligência emocional entre outros, com a proposta de que a sala de aula se transforme em um ambiente prazeroso da aprendizagem que os alunos sejam sujeitos ativos em sua aprendizagem e que a sala de aula seja mais interativa.
Na primeira semana de junho de 2019, no anfiteatro da faculdade, os alunos do 10º período da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, defenderam publicamente seus TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso – perante a banca examinadora composta pelos professores da casa. Em momento de nervosismo combinado com realização, receberam seus convidados e familiares, demonstrando o comprometimento que tiveram com o curso que escolheram para o seu futuro.
O CEJUSC-CATARATAS do Fórum Trabalhista de Foz Do Iguaçu–PR, inaugurado em Foz do Iguaçu no dia 27 de maio de 2019, contou com a presença dos alunos de Direito da FAFIG, com a orientação da professora de Direito do trabalho Samira Zeinedin Chweih, que a convite do Dr. Sandro Augusto de Souza, Juiz Diretor do Fórum e Coordenador do CEJUSC-CATARATAS participaram da 1ª semana de conciliação entre os 27 a 31 de Maio de 2019, juntamente com os demais juízes, servidores das Varas do Trabalho, contadores, advogados e membros do MPT onde foi realizado um mutirão de audiências de conciliação, em processos da fase de conhecimento, liquidação e execução. As partes foram recepcionadas no CEJUSC-CATARATAS, na Av. Paraná, entre o MPT e a ANVISA (Órgãos que integram o Fórum da Justiça do Trabalho).
Os trabalhos realizados na semana de conciliação foram de grande valia para os estudantes e futuros operadores do direito, além dos acadêmicos deixarem sua contribuição nas negociações realizadas destinadas à conciliação e à homologação de acordos. Foi uma experiência nova para os mesmos que puderam vivenciar a realidade fora dos bancos da faculdade.
O curso de Pedagogia (FAFIG) está em parceria com o Rotary participando do Projeto Socioambiental que consiste na arrecadação dos lacres das latinhas de alumínio e das tampas de garrafas de vidro e plástico. Todo material arrecadado será revertido em cadeiras de rodas. O projeto foi estendido para todos os cursos da CESUFOZ e FAFIG.
A ideia desse Projeto com os Lacres deu-se após a disciplina de Meio Ambiente, no primeiro período de Pedagogia, com a professora Aline Preve. Desde então, a coordenadora Eliana Santos, bem como alguns alunos estavam à procura da parceria, que veio através da aluna Rosilene Goncalves que nos apresentou José Fernandes Grezzana, assim, a parceria foi firmada.
Vários cartazes e vasilhames foram espalhados pela academia. Até Outubro de 2019 temos como meta conseguir 100 kg de alumínio, aproximadamente 320.000 lacres, equivalente a uma cadeira de rodas. Segundo Grezzana a arrecadação em tampinhas de plásticos “Em plásticos são necessário 470 kg de tampas plásticas para dar o valor equivalente a 01 cadeira de Rodas”.
A equipe CESUFOZ/FAFIG pretende estender por mais muito mais tempo essas arrecadações. “Quem sabe não podemos nos tornar um sub ponto de arrecadação continua, como já existe em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. Afinal, não o objetivo não é retirar o sustento das pessoas que recolhem latinhas, já que queremos apenas os lacres”, disse Eliana Santos a coordenadora do curso de Pedagogia. Os alunos do curso de Educação Física (CESUFOZ) já estão na empolgados na arrecadação.
O curso de Pedagogia FAFIG durante as aulas da disciplina Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade, utilizando-se dos conceitos referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que diz respeito às aulas de Artes devem ultrapassar as linguagens das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro. O intuito é tornar o estudantes autônomos e criativos em seu processo de formação.
Durante uma das aulas foi desenvolvido a atividade com base no período Gótico, movimento na Europa entre os séculos XII e XV. Atualmente, ainda é possível encontrar o estilo gótico nos vitrais de igrejas católicas. Uma atividade artística, como forma de preparar os futuros pedagogos com base nas teorias e linguagens artísticas.
No dia 17 de maio de 2019, os acadêmicos do curso de Pedagogia participaram da palestra Revelação espontânea e escuta especializada no atendimento a crianças vítimas de violência ministrada pela psicóloga Célia Regina Cortellete (CRP 08/0457). A atividade compõe a carga horária da Atividade Prática Supervisionada (APS) do 2º e 3º períodos do curso nesse 1º semestre de 2019, sob coordenação das Professoras Ivanir Gomes da Silva e Luiza Franco Duarte.
Os acadêmicos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, para além da atuação de pedagogos em ambiente escolar. A fala da palestrante foi a partir de exemplos do cotidiano, o que enriqueceu ainda mais a noite de aprendizado. Também foi abordado a importância de ouvir a criança, sem que façamos qualquer pré-julgamento das situações vivenciadas. O evento teve um caráter bem conceitual, no qual dialogou com pedagogos em formação, além de psicólogos e assistentes sociais de Foz do Iguaçu e região. Enfim, enfatizou a importância de cada profissional valorizar e defender sua área de atuação.
1º dia – Primeira Palestra
Na abertura de nossa 12ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral - no dia 02 de Maio de 2019, o professor Dr. Ricardo Costa, ministrou uma palestra “Direito Registral” que teve como pontos principais: Prevenção ao Litígio, Formas registrais na cidade de Foz do Iguaçu, explicando acerca do Registro Civil e de Imóveis e suas respectivas competências. Elucidou sobre Tabelionato de Notas e sobre o Cartório de Protesto demonstrou as recuperações de crédito judicial e extrajudicial, forma segura de manutenção das obrigações em face de boa fé do cumprimento do acordado. A palestra contou com grande interação dos acadêmicos, em razão da atualidade e controvérsias sobre o tema. “Permitiu um debate neste sentido (comunidade e alunos), agregando valores”.
1º dia – Segunda Palestra
No dia 02 de maio de 2019, ainda no primeiro dia da 12ª Semana Jurídica da FAFIG- Faculdade de Foz do Iguaçu foi ministrada uma segunda palestra onde a Dra. Luciana Salvador, com o tema “Direito e Perícias Psicológicas” demonstrando a atuação voltada para a Vara de Família do Tribunal de Justiça do Paraná, bem como os efeitos da alienação parental com ênfase na mediação entre as partes da lide. Explicou a avaliação voltada para o lado jurídico com possibilidades desvendadas pela perícia na ação. Vislumbrou objetivos de implementação humana e pessoal. Esclareceu a interligação da avaliação psicológica com a perícia psicológica. Demostrou no laudo o grau de alienação e possíveis vivencias do alienado. Permitiu um debate entre os presentes – (solenidade aberta ao público em geral/comunidade e alunos) esclarecendo os pontos controvertidos.
2º dia – Primeira Palestra
No dia 03 de maio de 2019, no segundo dia da 12ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral – contamos com a presença do Dr. Marcos Marques, diretor da Penitenciária Estadual - PEF II com sua equipe, que abordou em seu tema: “Aspectos sócios históricos das prisões e sistema punitivo brasileiro” , fez um retrospecto dos sistemas penitenciários, demonstrando evolução no modo de execução das penas privativas de liberdade. Traçou um parâmetro das infrações penais que mais causam prisão em Foz do Iguaçu e demonstraram como funciona o sistema de monitoramento por tornozeleira eletrônica. Explicou os modelos adotado nas penitenciárias de Foz do Iguaçu ( PF1 e PF2); Capacidade carcerária e número de saídas e entradas por mês; Tipos penais e a tipicidade referente a região fronteiriça; Setores de funcionalidade e seus objetivos dentro do sistema prisional; Efetivo de funcionários previsto e operante no sistema. Permitiu debate caloroso entre os alunos, equipe e sociedade civil convidada, propondo soluções de muitos conflitos.
2º dia – Segunda Palestra
Também no dia 03 de maio de 2019, no segundo dia da 12ª Semana Jurídica da FAFIG Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral – recebemos em nosso em nosso anfiteatro, o Dr. Rodne de Oliveira Lima, que trouxe um tema pouco discutido e muito importante: “Tutela Judicial do Direito à Saúde” e como principais pontos a saúde no contexto sócio histórico de evolução da humanidade, bem como Direito fundamental professor da UNILA - e humano com previsão legal. Trabalhou a saúde e sua ligação com o princípio da dignidade humana e a evolução de direitos humanos internacionalmente no qual o Brasil é signatário.
Ponderou ainda: os três princípios de interligação à saúde (humano, fundamental e social); Ligação direta com o campo do direito civil, trabalhista e penal; a busca desenfreada pela tutela quando já ocorreu o dano; uma visão voltada para o que deveria ser realmente uma tutela judicial na busca pela saúde. Finalizou com a interligação entre a bioética e a jurisdição, para melhor interpretação e alternativa de complementação no campo de atuação da prestação da saúde pública. Foi debatido sobre a questão da judicialização da saúde e o ativismo judicial.
Na data de 12 e 13 de Abril de 2019, na sede da OAB de Foz do Iguaçu, com a presença das professoras da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, Dra. Thatiana de Arêa Leão Candil, Dra. Poliana Cavaglieri S. dos Anjos e Dra. Morena P. Souto D. Silveira, na organização do evento do IBDFAM/PR – Núcleo de Foz do Iguaçu, foi promovido um Workshop Direito Sistêmico. Há tempos o Direito de Família e Direito Sucessório clama por uma visão mais interdisciplinar para a resolução de seus conflitos. Foi conferida de perto a transformação que estamos vivendo e que somos chamados a contribuir. Parabéns pela participação e envolvimento das professoras e dos alunos.
Os alunos de Pedagogia da FAFIG, em suas aulas de Alfabetização e Letramento os alunos desenvolveram neste semestre o projeto de contação de estória, juntamente com a Prof.ª Ivanir Gomes. A mesma fez uma parceria com o Grupo “Conta mais uma” organizado pelas pedagogas Ana Paula Kipper, Silvana Duarte e Elizabete Santa Rosa Coelho que visa o trabalho com crianças em situação de acolhimento. Neste sentido, o trabalho com os acadêmicos de Pedagogia em sala de aula é evidenciar este campo de atuação da mesma forma que olhar para os diversos campos de possibilidades que o contato da criança com o mundo escrito – a literatura infantil pode oportunizar.
O grupo “Conta mais uma” esteve presente no dia 30 de Abril de 2019 e desenvolveu uma oficina de contação de histórias/estórias com os alunos de pedagogia, com práticas e intervenções que pode ser desenvolvidas em sala de aula. Segundo a coordenação do curso, Eliana Santos, esse estímulo de contar estórias é uma arte de estimular os alunos à leitura, enriquecer o repertório discursivo e imaginário das crianças. Para os acadêmicos é a oportunidade de aprender fazendo.
No dia 27 de março de 2019, a turma do 8º e 9º períodos da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu tiveram a oportunidade de prática na aula de direito do consumidor, por meio de uma oficina, ministrada com grande zelo e conhecimento pela professora Cristina Delgado Teixeira, com estudo e foco sobre a Lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC (Decreto n° 6523/2008). A aula foi marcada pela dinâmica entre os alunos e a professora titular. Foram dados exemplos de casos concretos e feito estudos pontuais da referida lei, com esclarecimentos, pela professora sobre sua abrangência, os direitos dos consumidores, além de explanar os princípios que regem o tema.
Em março/2019 a turma de pedagogia da FAFIG recebeu o convite da prof. Silvete para participarmos da II Semana da Pessoa com Síndrome de Down que aconteceu nas dependências da Unila.
A turma aderiu em peso dentre as atividade que corroboraram para a formação pedagógica, tivemos diversas atividades: “Educação escolar inclusiva: avanços e desafios" (Dra. Marinalva Silva Oliveira, da UFRJ); "O papel dos sindicatos da educação na luta pela inclusão escolar numa sociedade excludente" (Marinalva Oliveira ADUFRJ/ANDES) e representantes da APP Sindicato e SINPREFI; "Currículo na educação inclusiva" ( Dra. Maria de Fátima Joaquim Minetto/ UFPR); "Mini-curso: Educação Matemática Inclusiva" (Dr. Léo Akio Yokoyama, UFRJ) e também Apresentação da “Associação Famílias Unidas pela Trissomia 21” recém formada por um grupo de famílias de pessoas com síndrome de Down da cidade de Foz do Iguaçu.
As professoras que acompanharam a turma foram Cleonice Marçal e Luiza Duarte. “Para os acadêmicos foi uma experiência incrível, entender que o processo de inclusão é um direito e não um favor, e, quanto mais os professores e as escola compreenderem que o heterogêneo, a diferença é salutar para a escola e para uma sociedade mais justa, mais caminhamos para um mundo melhor, diz a coordenadora Eliana Santos.
No final de 2018, os alunos das faculdades CESUFOZ e FAFIG por meio de Atividades Complementares colaboraram com balas e pirulitos para o projeto “Um Chute para o Futuro”. A atividade contou com o incentivo da Direção, Coordenadores e Professores.
O projeto "Um Chute Para o Futuro", localizado na Rua Veiga, 194 - Jardim Irma, acolhe crianças e adolescentes como uma família, oferecendo a elas um segundo lar, proporcionando condições para seu desenvolvimento sociocultural e educacional. Atualmente o projeto atende 252 crianças.
Esteve presente na entrega, a equipe de divulgação e secretaria da faculdade (Eliana, Laura, Thalita e Carol) e o coordenador do curso de Direito Matutino, professor Sérgio Luiz Candil.
Na primeira semana do mês de Novembro de 2018, o diretor Everson Marquetti, em nome de todos os Coordenadores dos Cursos do CESUFOZ e FAFIG e colaboradores do projeto social "Amigos do Candil - que validou algumas horas de Atividades Complementares" efetuou a entrega de 4.000 gelatinas arrecadadas pelas faculdades, por meio de seus alunos, para o complexo hospitalar da UOPECAN que é formado por hospital, casa de apoio, núcleo solidário e centrais de telemarketing nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Umuarama, Guarapuava e Maringá. Por meio destas centrais, a instituição angaria recursos para manter o atendimento. São 26 anos de (novas) histórias. A UOPECAN é referência sul-americana e tem um lema que a move diariamente: a dedicação pela vida.
Na primeira semana do mês de Dezembro de 2018, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, voltado para nossas realidades – os alunos do 10º período – defenderam publicamente seus TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso – perante a banca examinadora composta pelos professores da casa, formada por respeitados profissionais e professores.
Em momento de nervosismo combinado com realização, receberam seus convidados e familiares, demonstrando o comprometimento que tiveram com o curso que escolheram para o seu futuro.
Na disciplina Jogos e Brinquedos na Infância com a professora Eliana Cristina Pereira Santos, os acadêmicos do 1º e 2º período de Pedagogia/FAFIG produziram vários brinquedos pedagógicos e livros sensoriais a partir de sucatas e outros materiais. Essas produções farão parte da Brinquedoteca do Curso.
Os acadêmicos registraram desde a criação do brinquedo até a entrega através de fotos. Mas também deixaram sua opinião sobre a atividade “Com o mundo atual, as crianças não brincam mais, só ficam no celular e com essa atividade aprendi a fazer com que a criança saia um pouco desse mundo digital e curta a sua infância. Nessa atividade, podemos ter novas ideias e, futuramente, ensinar sem tirar a diversão”, disse a acadêmica Dayse Daiane de Oliveira Cabral. Nas palavras de Valquíria Dias “despertou a sensibilidade para entender e atender as necessidades do aluno e saber desenvolver o que é interessante para elas.”
As produções ficaram belíssimas e de uma criatividade ímpar. Possibilitará um brincar rico em qualidade. Segundo a professora “esses brinquedos e livros possibilitarão momentos de experiências e ampliação de novas descobertas, nos mais diferentes aspectos: a autonomia, a cognição, a linguagem, a motricidade, entre outros”.
A turma de Pedagogia/FAFIG 1º e 2º período foram no dia 28 de novembro de 2018, com a professora Eliana Cristina Pereira Santos, conhecer as dependências clínicas de atendimento ao público, local onde instalaremos nossa Brinquedoteca. É um espaço mais conhecido como o “Casarão”. Com área verde extensa, com várias salas, em dois andares. Local, onde são realizados os atendimentos de ordem prática junto à comunidade de outros cursos como: Fisioterapia, Psicologia, Direito e agora a Brinquedoteca da Pedagogia, que funcionará, não apenas para o nosso curso, mas diversos projetos nos esperam para 2019.
No mês de outubro de 2018 os alunos do curso de Nutrição da Instituição realizaram sob orientação do Docente Sandonaid Andrei Geisler Mestre em Biologia Molecular uma atividade relacionada com a disciplina de Microbiologia. A atividade foi direcionada para o desenvolvimento de preparações culinárias a partir de Fungos Comestíveis. Cada grupo desenvolveu uma receita e a turma toda realizou degustação das preparações. Entre as receitas estavam risoto de funghi e quiche de champignon. Os alunos participaram com êxodo da atividade e o resultado foi extremamente valioso para o desenvolvimento de todos. Afinal, o principal instrumento de trabalho de todo nutricionista é o alimento.
Na disciplina de Fundamentos de Filosofia e Educação do Curso de Pedagogia/FAFIG ministrada pela professora Ivanir Gomes da Silva os conteúdos são desenvolvidos de forma mais dinâmica. A professora procura trabalhar seus conteúdos com metodologias ativas evitando um pouco as aulas expositivas de forma que o aluno interage mais das atividades, aprendendo e se desenvolvendo de modo colaborativo. Foi trabalhado ao longo do semestre as atividades como: “Brainstorm com post-its”, “Aplicativos em Educação”; “Mapa Mental”; “Passa ou repassa acadêmico”, entre outras.
Segundo a aluna Amanda Lemos “com a atividade Quizz elaborada, foi super fácil estudar para a prova”.
O curso de Pedagogia procura sempre acompanhar novas metodologias em função da aprendizagem dos alunos.
A I Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia é o primeiro evento organizado pelos estudantes do Curso com apoio dos professores. Sua proposição pelos graduandos decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca da profissão, da docência e da pesquisa na atualidade.
Contamos com atrações culturais todos os dias: Apresentação de saxofone, Cia do Riso, Maracatu Alvorada Nova, dança de jazz e Lilo Dorneles com a apresentação “Educar é um exercício mágico”
O evento contou com a Palestra “Formação do Pedagogo” com Dra. Janaína Aparecida de Matos Almeida. Mesa redonda – “Espaços de Atuação do Pedagogo” com as Ms. Vanessa Gabrielle Woicolesco e Doutoranda Francielle de Camargo Ghellere.
Tivemos 5 oficinas que funcionaram simultaneamente: 1- Africanidades na Educação Infantil (Luciana Freitas); 2- As Práticas Pedagógicos para a Educação Especial (Jean Carlos Gonzaga); 3- Tecnologias Educacionais em Sala de Aula (Luzia Franco Duarte); 4- Iniciação A Aquarela (Jane Glauce Silva Nedel) e 5- O Ensino de Ciências para as Crianças (Giovana Ritchely).
Todos alunos realizaram produções científicas: resumos expandidos com temáticas diversas sob a orientação dos professores do curso. Essas produções foram apresentadas no dia das comunicações. E para encerrar tivemos uma confraternização preparada pelos professores para os acadêmicos que tanto se dedicaram durante a Semana.
“A formação do Pedagogo é realizada em diversos espaços e momentos, ela é um construir permanente em transformação com interação com a teoria e a coletividade, afinal, ser pedagogo não se resume a dar aulas em escolas infantis, isso por si só é um ato bastante complexo porque trabalha com a formação do ser humano. Mas o pedagogo deve ser um pesquisador, pois seu campo de atuação é bastante vasto”, disse a coordenadora do curso Eliana Santos
Entre os dias 22 à 26/10/18 os acadêmicos do 1ª/2ª período do curso de Pedagogia da FAFIG participaram da XVI Semana Acadêmica e XIII Jornada de Estudos Pedagógicos do curso de Pedagogia da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu, tendo por temática a “Identidade e Desafios dos Profissionais da Educação”.
Os acadêmicos interagiram com as atividades propostas, como as palestras, oficinas pedagógicas, apresentações culturais e principalmente com o aceite e apresentação de trabalhos científicos.
Os acadêmicos Julmar Aparecido Gomes da Silva e Rosilene Gonçalves com a orientação da Prof. Ms. Cleonice Marçal, socializaram a pesquisa intitulada “A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO ENTRE A TEORIA E A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR/PEDAGOGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA”. Sob a orientação da Prof. Ms. Ivanir Gomes da Silva os acadêmicos Ione Simone Mendes Monteiro e Nahama Cristina da Silva Vargas Bucker apresentaram a pesquisa intitulada “CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS COM TODA/H NAS ESCOLAS REGULARES”.
O curso de Pedagogia da FAFIG neste 1ª Ano demonstra inserção, comprometimento social, formação acadêmica de excelência refletida na participação dos discentes e competência dos docentes, e pela produção científica articulando a teoria com a prática no desenvolvimento do conhecimento.
A abordagem interdisciplinar no ensino já é uma realidade há bastante tempo. Sendo assim, as coordenações de Pedagogia (FAFIG) e do Direito (CESUFOZ), consideraram a importância desse diálogo entre áreas do conhecimento que se interseccionam, não apenas nos ramos das pesquisas, mas nas práticas dia a dia na sala de aula.
O ponto de encontro entre os dois cursos foi o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – criado pela Lei n. 8.069, de 13/07/1990, é o amparo legal à criança, ao adolescente e ao idoso em toda sua amplitude. É uma importante conquista para toda a sociedade brasileira. Entre elas: proteção sexual; punições diferentes de adultos; adoção; registro civil; absoluta prioridade; proteção integra e para a educação trouxe a obrigatoriedade dos pais na matricula dos seus filhos no sistema escolar com educação gratuita.
Os alunos do Direito elaboraram um jogo como uma corrida de obstáculos com alguns artigos. Segundo a aluna Ione Simone Mendes Monteiro “nós alunos, além de gostarmos da atividade elaborada, aproveitamos muito. No semestre passado havíamos trabalhado o ECA com a professora Eliana Santos, só que hoje houve um aprofundamento do assunto. Inclusive parabenizamos os alunos do Direito”.
1º dia – Primeira Palestra
Na abertura de nossa 11ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral - no dia 09 de Outubro de 2018, o professor Dr. Ramon Fernandes Lourenço, ministrou uma palestra “Fakenews: Informação, Mercado e Comportamento” explicando acerca do Fakenews e seus desdobramentos na atualidade, compreendendo as consequências jurídicas e comportamento do mercado. A palestra contou com grande interação dos acadêmicos, em razão da atualidade e controvérsias sobre o tema. “Permitiu um debate neste sentido (comunidade e alunos), agregando valores”.
1º dia – Segunda Palestra
No dia 09 de outubro de 2018, ainda no primeiro dia da 11ª Semana Jurídica da FAFIG- Faculdade de Foz do Iguaçu foi ministrada uma segunda palestra onde a Dra. Polyanna Cristina Zalazar, com o tema “Pesquisa Científica e Produção de Artigos” mostrou que é preciso muita cautela, uso de técnicas de escrita e muita pesquisa para elaborar e defender suas ideias no artigo científico. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados. Permitiu um debate entre os presentes – (solenidade aberta ao público em geral/comunidade e alunos) esclarecendo os pontos controvertidos”.
2º dia – Primeira Palestra
No dia 10 de Outubro de 2018, no segundo dia da 11ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral - a equipe multidisciplinar do Patronato Penitenciário de Foz do Iguaçu estiveram presentes e abordaram sobre o trabalho realizado no órgão de execução penal e sobre o projeto BASTA de Violência Doméstica, realizado pela equipe. Permitiu debate caloroso entre os alunos, equipe e sociedade civil convidada, propondo soluções de muitos conflitos.
2º dia – Segunda Palestra
Também no dia 10 de Outubro de 2018, no segundo dia da 11ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral - a equipe multidisciplinar do Patronato Penitenciário de Foz do Iguaçu estiveram presentes com um segundo tema “Setor Jurídico do Patronato” representado pelas advogadas Rafaella Cogrossi e Allesandra Melo, abordaram sobre o público-alvo do projeto e ressaltaram sobre a importância do acompanhamento do órgão durante a execução penal, como meio de fiscalização e ressocialização dos assistidos.
Sobre a mesma temática, o setor de pedagogia, representado pela pedagoga Rafaella Medeiros, destacou a importância da inclusão do egresso ao mercado de trabalho, bem como, da busca à qualificação, fatores importantes que são decisivos no retorno do assistido ao convívio social.
2º dia – Terceira Palestra
Nesta 11ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu – ainda no dia 10 de outubro de 2018, pudemos apreciar uma terceira palestra da equipe do Patronato com o tema “O Setor Social do Patronato” que por meio do assistente social Anderson Carboni, abordou sobre o trabalho realizado no sentido de encaminhar os egressos para as entidades receptoras de prestadores de serviço à comunidade (medida alternativa à prisão) e a equipe de psicologia, representada pelas psicólogas Jessica Ferreira e Gisela Giombelli, enfatizou sobre os grupos realizados dentro do Patronato, direcionados aos assistidos que cumprem pena por crimes específicos, como: SAIBA – uso de drogas, BLITZ – crimes de trânsito e BASTA – agressores de violência doméstica.
2º dia – Quarta Palestra
Finalizando o segundo dia da 11ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral – [dia 10.10.2018] na segunda parte da manhã, tivemos a palestra de encerramento deste dia com a Equipe do Patronato, com o Tema: “Grupo BASTA-Violência Doméstica” abordaram de maneira aprofundada o grupo BASTA, que realiza encontros semanais com os agressores de violência doméstica que são encaminhados pelo juiz de execuções e penas alternativas da comarca de Foz do Iguaçu.
Os encontros têm como objetivo demonstrar as consequências da Lei Maria da Penha e conscientizar os agressores, de maneira pedagógica, com abordagens multidisciplinares.
Manhã muito proveitosa, onde alunos e convidados de forma harmônica tiraram todas as suas dúvidas.
3º dia – Primeira Palestra
Na abertura do nosso último dia da 11ª Semana Jurídica da FAFIG- Faculdade de Foz do Iguaçu, dia 11 de Outubro de 2018, recebemos os jovens advogados, o Dr. Luis Felipe Soley e Dra. Jamila Omairi [recém-formados] que explicaram aos presentes – (solenidade aberta ao público em geral/comunidade e alunos) os Desafios do Advogado Recém-Formado. Descreveram sobre a Ética Profissional e também a necessidade do comprometimento com a causa e os clientes contratados.
3º dia – Segunda Palestra
Para encerramento de nossa 11ª Semana Jurídica da FAFIG- Faculdade de Foz do Iguaçu, dia 11 de Outubro de 2018, recebemos a Dra. Lissandra Espinosa de Mello Aguirre, que nos brindou com a apresentação acerca dos 30 (trinta) anos da Constituição Federal, demonstrando que é o conjunto de leis do país. É considerada a Lei máxima e determina o papel do Estado. Nela estão as regras que os poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) devem seguir e os direitos e os deveres dos cidadãos. O Brasil já teve sete constituições depois de sua Independência (1822). O ano de 2018 será marcado pelo trigésimo aniversário da atual Constituição brasileira.
Na data de 06 de setembro de 2018, os alunos do 5º ao 8º períodos participaram de uma palestra, no Anfiteatro da FAFIG, proferida pela engenheira ambiental, Dra. Caroliny Matinc, com o tema “Sustentabilidade”. A palestrante é doutoranda em ciências ambientais pela UNIVATES.
Explicou sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, explanando sobre as várias polêmicas no tocante a sustentabilidade. Acrescentou que ainda predomina um “Analfabetismo Ecológico” onde as maiorias das pessoas vivem na ilusão de que a terra é uma espécie de baú inesgotável. Explanou também sobre os métodos e as tecnologias que são usadas para a preservação do meio ambiente e como é necessário trabalhar na preservação e recuperação do mesmo. Finalizou expondo dados sobre a Amazônia, onde se tem os rios volantes, que é um fenômeno onde cada 10 árvores da Amazônia emitem 1.000 litros de umidade para diversas regiões.
No dia 03 de setembro de 2018, houve o encerramento da I semana acadêmica do curso de Nutrição. E para fechar com chave de ouro, o evento contou com o apoio da Pomare Empório, que forneceu aos alunos um delicioso Coffee Break e a Nutricionista Carina Trevisan participou da noite como palestrante.
A Palestrante Nutricionista Carina, discorreu sobre os benefícios da nutrição esportiva na vida de atletas profissionais e amadores. Foi uma noite de muito conhecimento para os nossos alunos.
No dia 31 de agosto comemoramos o Dia do Nutricionista, data em que foi a criada a Associação Brasileira de Nutricionistas (1949).
É a profissão da qualidade de vida que valoriza a vida, a natureza e o equilíbrio. Por ela, trabalhamos todos os dias para levar à mesa uma diversidade de cores, de nutrientes, fazendo valer o sagrado direito de saciar a fome com qualidade.
É por isso que a Nutrição pode ser traduzida como uma declaração de amor constante ao ser humano. Garantindo assim, o crescimento e desenvolvimento de um mundo com pessoas mais saudáveis.
O profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e o bem-estar do corpo.
Parabéns a todos os profissionais e alunos de nutrição que se preocupam com o equilíbrio da vida e saúde! Agradecemos a Instituição de Ensino de FAFIG, pelo apoio ao evento.
No período de 29 de agosto até 03 de setembro de 2018, o curso de nutrição da CESUFOZ/FAFIG, realizou sua primeira I Semana Acadêmica com o Tema: “Quem Valoriza a Nutrição é Fã da Vida”.
A semana acadêmica é um evento estudantil de instituições de ensino superior. Nosso objetivo é proporcionar a troca de experiências e conhecimento técnico e prático entre profissionais e estudantes da área de Nutrição.
Durante esses 4 dias, foram recebidos 9 profissionais da área da saúde e bem-estar. Entre eles, nutricionistas, fisioterapeuta, farmacêutica, instrutora de Yoga e Meditação e um profissional da área do Direito. Ambos realizaram palestras, oficinas e minicursos com os alunos da nutrição CESUFOZ/FAFIG.
Nosso agradecimento a todo corpo docente do curso de nutrição pelo auxilio durante todo o evento, a direção da IES aos profissionais que participaram do evento e as empresas: Pratik Saúde, Laboratório Vitagen, Pomaré Empório Samadhi – Corpo e Mente, Sadhana Espaço de Yoga e Miss Laura, por serem parceiras no evento.
No dia 14 de agosto de 2018 os acadêmicos na disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem desenvolveram a atividade de análise e discussão coletiva sobre o texto "Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos"(Fernando Becker) que culminou na apresentação reflexiva sobre as implicações de intervenção pedagógica com relação ao processo de ensino e aprendizagem e o impacto na sociedade vigente, quanto os modelos pedagógicos e epistemológicos em educação empregados em cada época. Os acadêmicos estabeleceram a reflexão crítica entre os conceitos teóricos estudados com as práticas pedagógicas presentes na Primeira Etapa da Educação Básica - Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais da Educação Básica e Ensino Médio na contextualização contemporânea.
No dia 24 de agosto 2018, a turma do 1º e 2º período do Curso de Pedagogia FAFIG na disciplina de Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil, ministrada pela professora Luiza Duarte a atividade VERDADEIRO, FALSO OU DISCUSSÃO que é um jogo pedagógico no qual os acadêmicos foram instigados a resolver situações de ensino e aprendizagem sobre a história da Educação Infantil de uma forma prazerosa.
A turma foi dividida em grupos que receberam um dado e um tabuleiro com o jogo pedagógico e foi explicado as regras do jogo. De acordo com a professora Luiza “os acadêmicos foram desafiados de uma forma lúdica a localizar e acessar as informações e os conhecimentos da aula, classificando a sentença em verdadeira, falsa e aberta para discussão como uma alternativa metodológica de ensino e aprendizagem para dialogar com seus pares”. Após o término do jogo, professora e acadêmicos estabeleceram o aprofundamento teórico por meio de discussão.
Enfim, “é importante destacar que o uso de jogos pedagógicos possa ser visto como instrumento de apoio [...], também como estratégia para a revisão de conteúdos trabalhados” segundo Camargo e Daros (2018). Por isso, a aluna Adriana Pereira relatou: “a proposta da aula com jogo pedagógico foi incrível, adorei mesmo, além de criativo é super dinâmico, e ele favoreceu como modelo de estudo dirigido pra prova também, além de fixar o conteúdo de forma apreendida conforme vamos debatendo e respondendo com o grupo para colocar no envelope de •V-D-F”.
O momento é oportuno para destacar que os alunos do Curso de Pedagogia vivenciam e aprendem estratégias que aplicarão em sala de aula. “Neste tipo de atividade, o aluno desenvolve potencialmente as capacidades de problematizar e refletir questões vinculada a sua formação acadêmica” ressalta a professora Luiza. Assim. os acadêmicos de Pedagogia articulam TEORIA E PRÁTICA no processo formativo para atuar como professores da EDUCAÇÃO INFANTIL.
No dia 03 de maio 2018 a Nutricionista Daiane Nunes de Melo realizou uma palestra com os alunos do 1° período do curso de Nutrição/FAFIG sobre “Atuação do Nutricionista na Saúde Pública”.Essa atividade, fez parte da ementa da Disciplina de Tópicos em Nutrição, ministrada pela Professora Aline Renata Hirano.
No dia 27 de abril de 2018 a Nutricionita Lucineia Schons Lied, realizou uma palestra com os alunos do 1° período do curso de Nutrição/FAFIG sobre “Consultoria e Assessoria em Unidade de Alimentação e Nutrição”. Essa atividade, faz parte da ementa da Disciplina de Tópicos em Nutrição, ministrada pela Professora Aline Renata Hirano.
No dia 08/08 a recepção da turma de pedagogia, para integrar os 2 período, foi realizada a dinâmica do barbante para que os alunos apresentem-se e saiba um pouquinho mais dos colegas. O único material necessário para a realização dessa dinâmica é um rolo de barbante, além de um espaço que comporte todos os participantes posicionados em um grande círculo. Após todos terem terminados as apresentações, terá se formado uma teia com o barbante. Peça para que todos observem o emaranhado de conexões formadas e, por último, a ultima pessoa desenrole o barbante de seu dedo e puxa os fios. A brincadeira da teia do envolvimento é uma atividade muito divertida para apresentação que pode ser utilizada em sala de aula, em reuniões, em encontros de jovens, sempre que haja a necessidade de apresentação pessoal de um grupo. Segundo a aluna Amanda lemos “A dinâmica proposta pela professora coordenadora Eliana, do curso possibilitou aprender, apresentar e promover o conhecimento entre os alunos, visando mudanças comportamentais que possam favorecer o desempenho do grupo" Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes. " ( Paulo Freire)” Já Marines diz ” prof...achei divertido...interessante conhecer um pouquinho mais dos meus colegas de curso. E, aprendi que estaremos ligados de uma forma ou de outra !”
Nos dias 25 e 26 de Julho de 2018, em Foz do Iguaçu, foi realizado o V Seminário de Tráfico de Pessoas em Foz do Iguaçu, no Hotel Recanto. Na oportunidade, a professora e Coordenadora de Núcleo de Prática Jurídica da FAFIG - Faculdade de Foz do Iguaçu, Dra Morena Silveira apresentou um excelente trabalho com o título “O estudo de Direitos Humanos nas Grades Curriculares dos Cursos de Direito: instrumento de olhar para o outro". O evento contou com a participação de alunos, coordenadores e professores do Núcleo, bem como a comunidade jurídica, política e social de Foz do Iguaçu. A professora Dra Morena proporcionou o debate a respeito do Tráfico de Pessoas de maneira profunda e eficaz.
No dia 25 de Julho de 2018, comemorando o dia do escritor, no Recanto Park Hotel, o Coordenador do Curso de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, Dr. Sérgio Luiz Candil, acompanhado da Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica, Dra Morena Silveira, marcaram presença no Lançamento do Livro "Vidas Exploradas: Contexto Neocolonial do Tráfico de Pessoas entre Fronteiras" de autoria da Professora Anna Paula Patruni, da aluna Aicha Eroid, Victor Both Eyng e Fabiano Dessupoio Moreira Dias. Essa obra está pautada na dissertação de mestrado da caríssima Professora Anna Paula Patruni e teve sua apresentação o V Seminário de Tráfico de Pessoas em Foz do Iguaçu. Parabéns Especiais!.
No dia 07 de Agosto de 2018, convidados pela professora de Filosofia do Colégio Agrícola, Srta Rosiane Vanessa de Souza, o professor de Direito Penal da CESUFOZ José Antonio Silveira em companhia do Coordenador da FAFIG e professor de Direito Civil Sérgio Luiz Candil, marcaram presença no Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu, para palestrar sobre Arma de Fogo, os Direitos Fundamentais e os Direitos da Personalidade, discutidos à luz do Código Civil e Penal. O evento contou com a participação de todos os alunos do último período, proporcionou um caloroso debate a respeito da Lei do Desarmamento, oportunizando as dúvidas sobre o assunto.
Para iniciar o semestre com chave de ouro, ocorreu neste dia primeiro de agosto a Formação Pedagógica ministrada pela Mestre Grabriele de Sousa Lins Mutti com a Formação de Professores em Modelagem Matemática, e as orientações do Diretor Prof. Everson Claudio Marquetti
1º dia
Recebemos em nosso primeiro dia da 10ª Semana Jurídica da FAFIG- Faculdade de Foz do Iguaçu, dia 11 de Junho de 2018 – (solenidade aberta ao público em geral/comunidade) - o professor e economista ilibado Dr. Nilson Nagata, funcionário da Itaipu Binacional, que nos brindou com uma excelente palestra com o Tema: “Marketing Pessoal no Mercado de Trabalho”, demonstrou ainda a necessidade do comprometimento dos alunos e sociedade com o seu futuro.
Oportunizou um debate para a verificação de como construir um futuro melhor por meio do Marketing Pessoal no mercado de Trabalho bem como na sua vida pessoal.
2º dia
Em nosso segundo dia da 10ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu - aberta ao público em geral - no dia 12 de Junho de 2018, a professora Dra. Morena P. Souto D. Slveira, Advogada Especialista em Direito de Família e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica – nos brindou com uma excelente palestra sobre “Alimentos Gravídicos – Lei 11.804/08”, e esclareceu que a Pensão na Gravidez é possível e que tem direito.
Permitiu um debate neste sentido (comunidade e alunos), agregou valores buscando sempre demonstrar o comprometimento que o advogado deve ter nas causas que demandam Direito de Família.
3º dia
Na data de 13 de Junho de 2018, aberto a toda comunidade de Foz do Iguaçu, terceiro dia do ciclo de palestras de nossa 10ª Semana Acadêmica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu, tivemos a oportunidade de receber a professora Samira Zeinedin Chweih, ilustre advogada trabalhista da cidade, que se propôs a debater a nova lei da terceirização sobre duas óticas – empregados e os seus empregadores, com o Tema: “Reforma Trabalhista”.
Salientou as vantagens e inovações da nova legislação para os empresários bem como os efeitos negativos da mesma lei, opinando sobre as vantagens trazidas pela regulamentação da matéria. Permitiu um debate e tirou várias dúvidas do público acadêmico e da comunidade.
4º dia
Recebemos em nosso quarto dia da 10ª Semana Jurídica da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu, a renomada professora, autora de livros, Dra. Roseméri Simon Bernardi, que nos brindou com uma excelente palestra com o Tema: “Cálculos Trabalhistas”, demonstrou a necessidade de conhecimento de Cálculos por parte dos alunos e profissionais da área de Direito, principalmente nas ações que demandarem.
Também aberta ao público em geral, foi uma manhã agradável, em que oportunizou perguntas e debate sobre o tema, que foram respondidas e discutidas para esclarecimentos.
Encerramento
Com a presença também da comunidade de Foz, no encerramento da 10ª Semana Jurídica da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, recebemos a mestre Dra. Karla Ulman da Fonseca, que ministrou uma palestra agradável com o Tema: “Democracia Participativa No Século XXI”. Houve um colóquio sobre Democracia Participativa, onde os alunos e sociedade debateram as dificuldades e oportunidades de instalação no país deste tipo democrático.
Os alunos e convidados partiram de caso prático de estudo de aplicação da democracia no bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu.
No mês de junho, promovido pela coordenação do curso de Pedagogia Eliana Santos, foi realizado um Ciclo de Palestras com objetivo de oportunizar aos acadêmicos a oportunidades de dialogar sobre elementos da sua profissão que possibilite uma concepção humanística, crítica e comprometida com a necessidade de transformações sociais.
No dia 06 de junho de 2018, “Políticas Públicas e ECA: Um debate sobre os direitos da infância e da juventude” com a Assistente Social Ana Paula Nunes (PRAE/UNILA). Em 13 de junho de 2018 com a Dr. Angela Maria de Souza (UNILA): “A implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08: debates para uma educação inclusiva e participativa.”. Com a Dr Jorgelina Ivana Tallei (argentina/ UNILA) no dia 20 de junho de 2018 “Formação docente em contexto de fronteira: desafios e perspectivas” e para finalizar “Produção científica na graduação: elaboração de artigo científico” com a doutoranda Manoela Jaqueira (CESUFOZ).
Na primeira semana de junho de 2018, no anfiteatro da faculdade, os alunos do 10º período da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, defenderam publicamente seus TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso – perante a banca examinadora composta pelos professores da casa.
Em momento de nervosismo combinado com realização, receberam seus convidados e familiares, demonstrando o comprometimento que tiveram com o curso que escolheram para o seu futuro.
Sob a supervisão professora Samira Zeinedin Chweih (Direito do Trabalho e Processual do Trabalho), no dia 22 de Maio de 2018 – manhã agradável e de repleto conhecimento jurídico – os acadêmicos do 9º e 10º períodos, com a ajuda da turma do 6º e 7º períodos, participaram de uma AUDIÊNCIA TRABALHISTA SIMULADA no auditório da FAFIG-Faculdade de Foz do Iguaçu, com a presença do JUIZ da 1ª Vara do Trabalho da Comarca de Foz do Iguaçu, Dr. Luiz Gustavo Ribeiro Augusto, que conduziu brilhantemente a audiência, esclarecendo para todos os alunos da faculdade os pontos relevantes da prática trabalhista.
O Curso de Pedagogia, juntamente com o Curso de Estética e Cosmética, está desenvolvendo um projeto: Consciência Limpa: Reciclando o Óleo De Cozinha. O projeto está na segunda fase: a de produção do sabão com óleo utilizados que os alunos trouxeram. As professoras e coordenadoras Eliana Cristina Pereira Santos e Aline Prevê estão supervisionando o projeto.
"É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha, pois a capacidade poluente da substância é muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente a quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos".
Parceria entre os Cursos de Graduação Tecnólogo em Estética (FAFIG), Fisioterapia (CESUFOZ) e a empresa Cosmética ADCOS trazem novos conhecimentos para os acadêmicos.
No dia 19 de abril de 2018, a empresa Adcos apresentou para os acadêmicos do curso de estética seus produtos de qualidade e a experiência da fisioterapeuta dermato funcional Lídia Moura Nunes.
Em meio às técnicas de massagens apresentadas e praticadas na disciplina do curso, a fisioterapeuta da Adcos inovou e ministrou o curso sobre Desintoxicação Termal, dando ênfase na importância da desintoxicação para a obtenção de bons resultados, as indicações, as contra-indicações, bem como enfatizou os mecanismos de ação dos princípios ativos presentes nos dermocosméticos com a ação detox, suas propriedades terapêuticas na pele.
Durante o curso, a Lidia demonstrou e praticou as técnicas e protocolos de tratamento e aplicação dos produtos dermocosméticos, os cuidados com a pele e a promoção da beleza. Os acadêmicos mostraram-se satisfeitos e engrandecidos com essa nova experiência e conhecimentos.
Como está o seu nível de informação a respeito do HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis?
Foi com esse propósito que no dia 17 de abril de 2018 o palestrante da empresa Grupo de Saúde e Prevenção, o Biomédico Fabio Santos, instigou e desafiou os acadêmicos dos Cursos de Estética e Fisioterapia no Anfiteatro da Faculdade Cesufoz.
Com uma abordagem didática, o palestrante tratou de temas relevantes como: HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, alcoolismo e tabagismo (aspectos socioeconômicos) e ressaltou a importância da informação e conhecimento na vida das pessoas e a relevância na prevenção destas e outras doenças.
O encontro contou com a organização e orientação da professora do curso de Fisioterapia e estética Adriane Souza Fengler e a coordenadora do Curso de Estética, professora Aline Preve da Silva.
Na data de 23 de março de 2018 recebemos em Foz do Iguaçu, a ilustre visita do Dr. Nelson Rosenvald, para instalação do Núcleo do IBDFAM com apoio da OAB e PREFEITURA. A Diretoria deste Núcleo é composta por alguns professores de nossa instituição: Thatiana Candil, Morena Silveira, Poliana Cavaglieri, Marcos Neumann e Allan Weston.
Os alunos de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, foram convidados e participaram do evento. O palestrante abordou “A Responsabilidade Civil da pessoa com deficiência, pais, curadores e apoiadores” agregando conhecimentos jurídicos aos presentes.
Na noite do dia 08 de março de 2018, o anfiteatro da Faculdade FAFIG / CESUFOZ recebeu e presenciou momentos festivos em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.
E foram os acadêmicos do Curso de Estética e Cosmética que organizaram uma programação pra lá de especial para aquelas que são e sempre serão especiais: AS MULHERES COLABORADORAS DA FACULDADE e também as MULHERES DE HONRA que cada acadêmico teve o prazer de trazê-las para comemorar esse dia.
O cerimonialista iniciou o Evento pedindo para que o público olhasse embaixo das suas cadeiras e tentasse encontrar um papel com os dizeres: Fui escolhida para receber uma transformação. A sortuda da noite foi a nossa colaboradora da zeladoria.
Em seguida a palestra “Como se tornar uma pessoa empoderada” proferida pela ilustre psicóloga e Coach, Marinalva Callegario, fez o público feminino refletir sobre a importância da aproximação com o EU, o autoconhecimento, o cuidado consigo mesmo, a coragem de dar limites ‘as pessoas e aos atributos diários, dar prioridade aos pensamentos positivos e de gratidão. Segundo a psicóloga, muitas pessoas têm um potencial imenso para desbravar e conquistar tudo que almeja, no entanto, não o conseguem por inseguranças, medo da opinião alheia, das críticas e por muitas vezes achar que é uma pessoa inadequada e fora dos estereótipos sociais e culturais.
Em sua fala, Marinalva destacou que somos seres únicos, fonte de uma luz e uma força interior inesgotável, e que devemos sim nos valorizar todos os dias, para isso devemos nos amar, nos admirar, nos valorizar e assumir nossos desejos, nossos sonhos, nosso corpo, nosso estilo e ser feliz. E acrescentou que uma mulher empoderada é forte, tem luz própria e sabe o que quer da vida, não se abala com as críticas dos outros.
Depois das palavras sabias e motivadoras da palestrante, houve o sorteio de vários brindes entregues pelos próprios Patrocinadores de produtos e serviços nas áreas de estética de Foz do Iguaçu. Houve momento de surpresa com a vinda da Colaboradora que foi acolhida e recebeu os cuidados estéticos por acadêmicos e profissionais apoiadores. Ela ficou linda e deslumbrante.
Para finalizar a noite com muita animação e sensualidade, os acadêmicos de Estética trouxeram uma dançarina que se apresentou com a “Dança do Ventre”, o público aplaudiu de pé a apresentação.
Como ninguém é de ferro, houve confraternização com coffee break para encerrar a noite e ficar com o gostinho de Quero Mais.
Recebemos no Anfiteatro da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, a ilustre visita da psicóloga, professora e Dra. Martinha Costa REgo, representando a “Equipe de Janeiro Branco”, permitindo que o dia 28 de fevereiro de 2018, fique guardado no coração de cada aluno. Ministrou uma palestra sobre os “OS CUIDADOS COM A SAÚDE MENTAL – QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA”, alertando para a importância de debater e difundir o conceito de saúde mental. Colocou em evidência temas relacionados, a exemplo de transtornos como o estresse, ansiedade, depressão e hiperatividade.
O objetivo foi estimular a prevenção e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.
No dia 28 de fevereiro de 2018, recebemos a visita da Dra. Tereza Cristina Teixeira Delgado, que abrilhantou nossa Aula Magna deste semestre, com uma palestra empolgante e muito proveitosa sobre “ATUALIDADES NO DIREITO DO CONSUMIDOR” – Tema muito amplo que permitiu agregar outros valores como o Bloqueio de Celular Pirata pela ANATEL (Tema recente e muito discutido), bem como a funcionalidade da Plataforma “consumidor.gov.br” e também o "Critério de Vida Útil do Produto" e suas garantias.
Palestra motivacional marca abertura do ano letivo (2018) dos Acadêmicos ingressantes dos Cursos de Enfermagem, Estética, Farmácia e Fisioterapia da Faculdade CESUFOZ/ FAFIG.
Os docentes, coordenadores e aproximadamente 190 novos acadêmicos da Faculdade CESUFOZ / FAFIG participaram, no dia 20 de fevereiro de 2018, da aula inaugural dos cursos superiores de: Enfermagem, Estética, Farmácia e Fisioterapia. No auditório da Instituição, os novos discentes foram recepcionados por coordenadores e docentes, e assistiram à uma palestra motivacional apresentada pelo psicólogo Mauro Teixeira do Amaral, a qual foi intitulada: “ Seus sonhos precisam de você”.
Durante sua apresentação o Psicólogo ressaltou que a motivação está dentro de cada ser humano e que devemos despertar esse gigante que nos impulsiona para a realização e crescimento pessoal e profissional.
Na sua fala, Mauro instigou o público dizendo que esse Primeiro dia na Vida Universitária é para iniciar uma nova história, uma nova mentalidade e lançar seu coração em direção dos seus sonhos, dos seus ideais e dos seus propósitos, e que tudo dependerá da motivação de cada um, e deixou o público consciente da caminhada árdua que enfrentarão na vida Universitária, mas que a vitória e reconhecimento virão para aqueles que forem persistentes, determinados, competentes e éticos.
Após um relato pessoal, Mauro Teixeira deixou a seguinte mensagem: “Não importa o que aconteceu com você. Importa como você reagiu ao fato e na escolha do seu “Sul ou Norte” está a sua luz, a sua nova vida, o despertar do gigante faz você avançar, sair da zona de conforto, dar um passo à frente, progredir e realizar os seus sonhos”.
E finalizou sua palestra pedindo para os acadêmicos repetir as frases do sábio e estudioso, Hillel: “Se não eu por mim, quem por mim? Se eu for só por mim, quem sou eu? Se não for agora, quando?
Pense nisso e Sejam Bem Vindos!
Na última semana de novembro e na primeira semana de dezembro de 2017, no anfiteatro da faculdade, os alunos do 10º período da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, defenderam publicamente seus TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso – perante a banca examinadora composta pelos professores da casa.
Em momento de nervosismo combinado com realização, receberam seus convidados e familiares, demonstrando o comprometimento que tiveram com o curso que escolheram para o seu futuro.
Dezembro de 2017
Novembro de 2017
Debate – Lei Maria da Penha
Os alunos do 1º ao 10º períodos da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, tiveram a honra de receber o Dr. Ariel Nicolai Cesa Dias – Juiz de Direito da cidade de Foz do Iguaçu, por ocasião da 9ª Semana Jurídica da FAFIG, no dia 18 de Outubro de 2017. O Juiz nos brindou com uma manhã calorosa de debates sobre a Lei Maria da Penha com o título: “Com nome e sobrenome de mulher: Uma Lei diferente”.
Palestra - Aspectos Jurídicos das Fronteiras
No terceiro dia da 9ª Semana Acadêmica da FAFIG, recebemos o professor e Doutor Fábio Aristimunho Vargas, que nos presenteou com uma bela palestra, intitulada "Aspectos Jurídicos das Fronteiras". Momento em que fez o lançamento de seu Livro "Formação das fronteiras latino-americanas" com autógrafos aos alunos da FAFIG, que puderam conhecer a Formalização das fronteiras na América Latina, bem como, Contribuições da América Latina para o Direito Internacional da delimitação de fronteiras".
Palestra Direitos Humanos
Na data de 17 de Outubro 2017, no segundo dia da 9ª Semana Acadêmica da FAFIG, os alunos do 1º ao 10º períodos da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu tiveram a honra de receber o Dr. Rogério Antonio Lopes (Delegado da Polícia Civil de Foz do Iguaçu). Apreciaram a palestra: “Direitos Humanos e a atuação policial: uma análise técnica à luz do princípio da legalidade” que retratou o tema dos Direitos Humanos e atuação policial: uma análise técnica a luz do princípio da legalidade". O Dr. Rogério também presenteou o Coordenador do Curso de Direito da FAFIG, DR Sérgio Luiz Candil com mais duas obras de sua autoria: "Gestão em Segurança Pública" e "Jamais faça a sua Parte”.
Palestra com Dr. Rogério e Dr. Cláudio
Na data de 17 de Outubro 2017, no segundo dia da 9ª Semana Acadêmica da FAFIG, os alunos do 1º ao 10º períodos da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu tiveram a honra de receber o Dr. Rogério Antonio Lopes (Delegado da Polícia Civil de Foz do Iguaçu) e o Dr. Cláudio Marques Rolim e Silva (Delegado da Polícia Civil de Curitiba) para preencher nossa manhã, com duas belas palestras: “Direitos Humanos e a atuação policial: uma análise técnica à luz do princípio da legalidade” e “Corrupção Jurídica – Autoridades ‘vegetativas’ e Democracia Aparente”. Foi tratado o tema dos Direitos Humanos e atuação policial: uma análise técnica a luz do princípio da legalidade".
Palestra Operação Sepulcros Caiados
Recebemos em nossa 9ª Semana Acadêmica da FAFIG, dia 17 de outubro de 2017, o Dr. Cláudio Marques Rolim e Silva (Delegado da Polícia Civil de Curitiba) que também palestrou sobre a Operação Sepulcros Caidos: Desvendando a Face Oculta do Ministério Público. Os alunos puderam agregar valores e tirarem as dúvidas sobre o assunto.
Palestra - Protocolo no Sistema Eletrônico Judicial
Recebemos em nosso primeiro dia da 9ª Semana Jurídica da FAFIG, no dia 16 de Outubro 2017, a professora Dra. Morena Silveira – Advogada/Professora e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica – que nos brindou com uma excelente palestra sobre “Protocolo no Sistema Eletrônico Judicial”, demonstrou ainda a necessidade do comprometimento dos alunos junto ao Núcleo, bem como as benfeitorias destes processos na vida da população”.
Dia 27 de setembro de 2017, registramos a presença de acadêmicos da FAFIG na audiência pública, muito proveitosa, na Polícia Federal, sobre a Reforma do Código de Processo Penal e a PEC 412. Foi discutido assuntos de grande relevância e interesse social. Promovido pela AMAPAR.
Na data de 14 de setembro de 2017, os alunos do 1º ao 10º períodos da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, tiveram a honra de receber Dr. Cláudio Marques Rolim e Silva (Delegado da Polícia Civil de Curitiba) para uma palestra com o título “CORRUPÇÃO JURÍDICA – Reforma da Máquina Pública e o Novo Modelo de Autonomia Financeira”, momento em que também fez o lançamento de seu livro e a doação de 04 livros para nossa biblioteca.
Na data de 08 de setembro de 2017, os alunos do 1º e 2º períodos da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu tiveram uma atividade diferente, assistiram a um filme “Quanto vale ou é por quilo” com explicações da professora Anna Paula Patruni, professora de Direitos Humanos, como forma de reflexão e contextualização dos conteúdos já estudados em sala de aula.
O filme faz uma comparação com tráfico de escravos do século 17, ao mesmo que critica as ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.
No dia 24 de março os alunos do 8º e 9º período da FAFIG fizeram a entrega dos alimentos arrecadados no trote solidário. A instituição escolhida pelos estudantes foi o Núcleo Criança de Valor, que busca executar serviços de proteção social básica para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos vítimas de vulnerabilidade social, visando a convivência e o fortalecimento do vínculo familiar, priorizando o desenvolvimento da autonomia de acordo com a potencialidade e demanda a partir dos interesses de cada faixa etária, promovendo a formação integral e social, dando suporte para o desenvolvimento da cidadania.
Foi arrecadado o total de 155 kg de alimentos!
Terceirização - Precarização ou Evolução Trabalhista
Encerrando o 8º Colóquio Jurídico da FAFIG, tivemos a honra de contar com a presença de dois ilustres advogados trabalhistas da cidade, que se propusera a debater a nova lei da terceirização sobre duas óticas. O Dr. Jorge Khun , representando os empregadores salientou as vantagens e inovações da nova legislação para os empresários já pela visão dos empregados o Dr. Telmar Schossler, através de uma visão mais moderada minimizou os efeitos negativos da mesma lei, opinando sobre as vantagens trazida pela regulamentação da materia considerando exagerada a repercussão da mídia e da opinião pública.
No dia 03 de maio de 2017, nas dependências da Fafig, nosso Professor Doutor Fábio Aristimunho Vargas, fez uma Palestra e o lançamento do seu Livro "Função Social da Propriedade Industrial - O Direito de acesso a medicamentos em face do sistema multilateral de Comércio.
No dia 02 de maio de 2017 - durante o 8º Colóquio Jurídico, o Professor Doutor Renato Kyossen - Delegado da Polícia Federal, ministrou a Palestra "Espetacularização das Operações Policiais", esclarecendo os crimes ocorridos em nossa Fronteira.
No dia 09 de março de 2017, os alunos da FAFIG participaram de uma Audiência Pública de prestação de Contas “Direitos Humanos na América Latina” na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, onde puderam assistir a uma palestra “Contexto de Golpes no Brasil”. A aluna Aicha e mais um amigo, representaram a primeira turma do curso com mais de 140 alunos. O patrono foi o Senhor João Vicente Goulart – (Filho do presidente João Goulart).
Ocorreu no dia 06 de março de 2017, nas dependências da FAFIG a apresentação pelos alunos do 4º e 5º períodos de uma pesquisa a respeito do Direito Comparado, onde o tema proposto foi as Penitenciárias do Mundo. Cada grupo ficou com um país no qual desenvolveram uma apresentação dos diferentes estabelecimentos penais existentes em alguns países. As apresentações foram feitas aos alunos do 1º período, demonstrando a importância do estudo pratico do direito penal.
A Faculdade Foz do Iguaçu, FAFIG, apresentou no dia 08 de março de 2017 aos acadêmicos de Direito a aula magna de boas vindas. Para esse prazeroso momento, contamos com a honra de ter como convidado especial o procurador do Ministério Público do Trabalho, Dr. Fabrício Gonçalves de Oliveira que nos presenteou com uma maravilhosa palestra sobre organização do Ministério Público da União e as competências e ações do Ministério Público do Trabalho, além de excelente reflexão sobre as principais propostas de reformas trabalhistas atuais e suas consequências.
Com objetivo de cumprir sua meta de responder aos anseios e às necessidades da comunidade onde se situa, no dia 26 de outubro de 2016, no anfiteatro da FAFIG, os acadêmicos do curso de Direito, assistiram à Palestra sobre O câncer de mama e os direitos do paciente com câncer.
A palestra foi divida em dois momentos, inicialmente todos se emocionaram com o comovente depoimento da Sra. Kemeli Cavalcante, que sobreviveu a um câncer de mama há 18 anos e a mais de 10 anos se dedica a promover palestras para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. E integrando teoria e prática em seguida a advogada Thiaizen Sepp explanou sobre os principais direitos do paciente com câncer.
No dia 26 de agosto de 2016, os acadêmicos do curso de Direito assistiram à Palestra proferida pela equipe Multidisciplinar do Patronato Penitenciário de Foz do Iguaçu.
Após a exposição os acadêmicos debateram com os expositores acerca da realidade em nossa cidade.
No dia 02 de agosto de 2016, no anfiteatro do Cesufoz/Fafig, foi promovida a capacitação pedagógica para corpo docente e funcionários, onde o Professor Celso Carlos da Col, do Núcleo Regional de Ensino de Foz do Iguaçu, ministrou palestra sobre o tema: “Recursos da nuvem Google Drive”.
Foz do Iguaçu, 11 e 12 de dezembro de 2015.
Evento destinado a desvendar aspectos de um dos mais emblemáticos fenômenos de “mass culture” da atualidade, desde uma perspectiva multidisciplinar, e a questionar o relativo silêncio que Star Wars tem recebido como objeto de pesquisa acadêmica. Cada palestrante buscou abordar as conexões entre sua área do saber e a saga criada por George Lucas.
Acadêmicos do 1º período de Direito da FAFIG, compareceram ao Projeto Chute para o Futuro, com o intuito de levar doações arrecadadas pelos alunos do 1º e outros períodos do curso. Com ânimo e compromisso conheceram o Projeto que ajuda as crianças carentes e tem o objetivo de tornar cada indivíduo um cidadão melhor.
A Editares está lançando a primeira edição do Dicionário de Eufemismos da Língua Portuguesa, obra inédita entre países lusofônicos, que vem preencher a lacuna lexicográfica no Idioma Português em relação à diversidade e riquezas dessas expressões.
A Biblioteca Cesufoz-Fafig foi premiada com a doação de um exemplar, entregue pela autora Roseli Oliveira.
O Curso de HP12C ministrado pelo Professor Everson Marquetti, nas dependências das faculdades CESUFOZ e FAFIG, contou com a participação de acadêmicos e comunidade.
Este curso abre o Ciclo de mini cursos e palestras que as faculdades estão oferecendo aos sábados.
Nos dias 22 e 23 de novembro de 2014 os acadêmicos do curso de direito da CESUFOZ e FAFIG com a orientação dos professores das instituições estiveram presentes no evento social Paraná em Ação, onde foram realizados atendimentos jurídicos à população necessitada.
Estudantes do Curso de Direito da FAFIG, estiveram no Lar dos Velhinhos, visitando e entregando os materiais arrecadados no "TROTE SOLIDÁRIO", realizado entre os acadêmicos, com o apoio dos professores.
No dia 16 de agosto de 2014 foi realizada nas dependências do CESUFOZ/FAFIG a reunião de empresários que participaram do treinamento do SEBRAE - EMPRETEC 2014. A reunião teve como pauta as ações realizadas nos 21 dias após o curso, e teve o apoio das Faculdades CESUFOZ/FAFIG que cedeu a sala como forma de interação com a comunidade.
Os empresários agradecem a disponibilidade do local.
Sábado dia 23 de novembro de 2011, foi realizado o evento social "Justiça nos Bairros", um programa do Tribunal de Justiça do Paraná, realizado em Medianeira/PR, onde o Núcleo de Práticas Jurídicas do CESUFOZ/FAFIG, representado pela Professora Munirah, esteve presente, atuando em conjunto com a Justiça Federal e a Polícia Federal nas orientações aos estrangeiros. Foram ajuizadas mais de 20 ações de opções de nacionalidade às pessoas carentes.
As Instituições CESUFOZ e FAFIG, estiveram presentes nesta 9ª Feira Internacional do Livro, durante os 10 dias de Feira, com stand de apresentação de cursos / profissões, atendimento dos acadêmicos de Enfermagem aferindo a pressão e fazendo o teste de glicemia dos visitantes. Os acadêmicos de Fisioterapia também estiveram presentes com atendimentos diversos nas áreas neurológica, ortopédica, entre outros, bem como exercícios de alongamentos e descontração com as crianças e o público em geral.
O dia 05 de setembro de 2013 foi marcado por participações de nossos docentes com palestras nas áreas de Enfermagem, Direito, Ciência da Computação, Redes de Computadores e Psicologia fazendo a mediação da palestrante Dra. Ana Beatriz Barbosa.
Confira as fotos e programação realizada no link da Feira.
Acadêmicos da FAFIG realizam provas pelo sistema eletrônico.
Os acadêmicos do Curso de Direito da FAFIG, realizaram nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2013 na praça da Biblía junto ao Paraná em Ação, para a comunidade, atendimento e informações relacionados a opções de nacionalidade.
Neste ano de 2013, em parceria com seus alunos veteranos e organizado pela aluna do 9º período Annyellen D. C. Menon, a FAFIG dá boas vindas aos calouros por meio do TROTE SOLIDÁRIO. Esta iniciativa tem por finalidade imprimir um caráter social à recepção dos novatos, bem como despertar-lhes o senso de responsabilidade social. A instituição beneficiada neste evento foi o Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu-PR, onde foram entregues 155 litros de leite integral, entre outros mantimentos.
Vote Cataratas como uma das 7 maravilhas do mundo!
Acadêmicos reuniram-se no ginásio de esportes da instituição para receber o Sr. Gilmar Piolla - Superintendente de comunicação social da Itaipu Nacional e o Sr. Danilo Vendruscolo - Presidente do Conselho da ACIFI, que vieram para falar e mobilizar aos acadêmicos sobre a campanha "VOTE CATARATAS".
As cataratas do Iguaçu foram eleitas uma das novas 7 Maravilhas da Natureza, no concurso que envolveu 440 das mais fantásticas atrações naturais de 200 países e territórios.
Acadêmicos do Curso de Direito da FAFIG juntamente com os Acadêmicos do Curso de Psicologia do CESUFOZ, no período de 26 à 28 de outubro de 2011, participaram da V SAIC – Semana Acadêmica Integrada, nas dependências do SEST / SENAI
Acadêmicos do Curso de Direito, participaram no dia 21 de outubro de 2011, do Júri Simulado nas dependências do Fórum de Foz do Iguaçu.
1 - Coordenador do Curso de Direito da FAFIG, Prof. Msc. Sergio Luiz Candil, autor do livro: Responsabilidade Social Empresarial – Diretrizes e parâmetros da racionalidade econômica e jurídica.
2 - Prof. Doutorando Fábio Aristimunho Vargas, autor dos livros:
3 - Lançamento dos livros dos Professores e Coordenador do Curso de Direito da FAFIG.
4 - Prof. Msc. Allan Weston de Lima Wanderleyl, autor do livro: A Eficácia do Direito à Saúde - Limites relativos ao fornecimento de medicamentos excepcionais
Aconteceu, em Junho de 2011 o Programa Justiça no Bairro, no Sesc de Foz do Iguaçu. O programa, que acontece com a participação do Cejuscon da cidade, teve apoio da Justiça Federal e prestou informação e serviços à população, em especial na área previdenciária e nas ações de opção de nacionalidade. O programa é promovido pelo TJPR e pelo Sesc.
Participaram magistrados, servidores e estagiários da JFPR. Também estiveram presentes professores e acadêmicos da Faculdades de Foz do Iguaçu, ajuizando opções de nacionalidade, e da Polícia Federal, que prestou atendimento nas dúvidas sobre naturalização e vistos.
Graças ao processo eletrônico, foram possíveis ajuizamentos de 52 ações de opção de nacionalidade e sete ações previdenciárias perante o Juizado Especial Federal através dos acadêmicos da FAFIG. A Polícia Federal realizou aproximadamente 80 atendimentos.
O Programa Justiça no Bairro é de iniciativa do Tribunal de Justiça do Paraná e tem como principal objetivo a promoção do bem-estar e do exercício da cidadania. O programa desenvolve atendimento jurídico com atividade jurisdicional descentralizada junto à população de baixa renda e oferece serviços gratuitos na área de saúde, educação, cultura e lazer, tendo como finalidade promover o bem-estar e o exercício da cidadania.