FAFIG

Como acessar

Capacitação Pedagógica

Encerrando a Capacitação Pedagógica com chave de ouro, houve no dia 02 de agosto de 2019 a palestra sobre o Tema "Educação para Relação Étnico-Raciais: Implementação e Desafios" ministrada por Janaína de Jesus Lopes Santana e Eliana Santos. Nossos agradecimentos por compartilhar experiências e conhecimentos.

• Capacitação Pedagógica

Aula inaugural do Curso de Pedagogia

As tecnologias educacionais como ferramentas colaborativas no processo de Ensino-aprendizagem.

O curso de Pedagogia – Fafig desenvolveu uma atividade diferenciada como recepção aos alunos no início do novo semestre letivo. Foi organizada uma aula inaugural pelas Professoras Ivanir Gomes da Silva e Luiza Franco Duarte no sentido de trabalhar práticas inovadoras no ambiente escolar. Partindo do pressuposto que a sociedade atual está envolta por aparatos tecnológicos cada vez mais modernos, os alunos da Pedagogia foram instigados a repensar suas práticas docentes e reformular novas proposta metodológicas, através de atividades com metodologias ativas. As ferramentas utilizadas foram as tecnologias como instrumentos de aprendizagem. As utilizações dessas novas ferramentas ainda são um grande desafio na escola, já que muitos educadores não dominam sua utilização e possuem dificuldades de se adaptar a esta nova realidade. Situação esta que leva muitos professores a ter receio em usufruir ferramentas computacionais dentro de sua prática pedagógica. Entretanto, o uso de tecnologias na escola como recurso auxiliar na construção de novos conceitos, possibilita que o processo de aprendizagem ocorra de forma mais prazerosa, uma vez que o enfrentamento de desafios ocorre permeado por um contexto de ludicidade.

Diante disso, os alunos do Curso de Pedagogia – Fafig trabalharam nesta aula inaugural as ferramentas tecnológicas e inovadoras que faz pensar na educação da atualidade, a utilização dessa tecnologia como instrumento colaborativo na educação. Os acadêmicos puderam conhecer e praticar outras atividades com o uso dessas ferramentas com dispositivos móveis como: Aplicativos de Realidade aumentada (3D), Atividade em QRcode, quis virtual, inteligência emocional entre outros, com a proposta de que a sala de aula se transforme em um ambiente prazeroso da aprendizagem que os alunos sejam sujeitos ativos em sua aprendizagem e que a sala de aula seja mais interativa.

• Aula inaugural do Curso de Pedagogia

TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso

Na primeira semana de junho de 2019, no anfiteatro da faculdade, os alunos do 10º período da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, defenderam publicamente seus TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso – perante a banca examinadora composta pelos professores da casa. Em momento de nervosismo combinado com realização, receberam seus convidados e familiares, demonstrando o comprometimento que tiveram com o curso que escolheram para o seu futuro.

• TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso

CEJUSC-Cataratas

O CEJUSC-CATARATAS do Fórum Trabalhista de Foz Do Iguaçu–PR, inaugurado em Foz do Iguaçu no dia 27 de maio de 2019, contou com a presença dos alunos de Direito da FAFIG, com a orientação da professora de Direito do trabalho Samira Zeinedin Chweih, que a convite do Dr. Sandro Augusto de Souza, Juiz Diretor do Fórum e Coordenador do CEJUSC-CATARATAS participaram da 1ª semana de conciliação entre os 27 a 31 de Maio de 2019, juntamente com os demais juízes, servidores das Varas do Trabalho, contadores, advogados e membros do MPT onde foi realizado um mutirão de audiências de conciliação, em processos da fase de conhecimento, liquidação e execução. As partes foram recepcionadas no CEJUSC-CATARATAS, na Av. Paraná, entre o MPT e a ANVISA (Órgãos que integram o Fórum da Justiça do Trabalho).

Os trabalhos realizados na semana de conciliação foram de grande valia para os estudantes e futuros operadores do direito, além dos acadêmicos deixarem sua contribuição nas negociações realizadas destinadas à conciliação e à homologação de acordos. Foi uma experiência nova para os mesmos que puderam vivenciar a realidade fora dos bancos da faculdade.

• CEJUSC-Cataratas

Projeto Lacres e Tampinhas Solidárias

O curso de Pedagogia (FAFIG) está em parceria com o Rotary participando do Projeto Socioambiental que consiste na arrecadação dos lacres das latinhas de alumínio e das tampas de garrafas de vidro e plástico. Todo material arrecadado será revertido em cadeiras de rodas. O projeto foi estendido para todos os cursos da CESUFOZ e FAFIG.

A ideia desse Projeto com os Lacres deu-se após a disciplina de Meio Ambiente, no primeiro período de Pedagogia, com a professora Aline Preve. Desde então, a coordenadora Eliana Santos, bem como alguns alunos estavam à procura da parceria, que veio através da aluna Rosilene Goncalves que nos apresentou José Fernandes Grezzana, assim, a parceria foi firmada.

Vários cartazes e vasilhames foram espalhados pela academia. Até Outubro de 2019 temos como meta conseguir 100 kg de alumínio, aproximadamente 320.000 lacres, equivalente a uma cadeira de rodas. Segundo Grezzana a arrecadação em tampinhas de plásticos “Em plásticos são necessário 470 kg de tampas plásticas para dar o valor equivalente a 01 cadeira de Rodas”.

A equipe CESUFOZ/FAFIG pretende estender por mais muito mais tempo essas arrecadações. “Quem sabe não podemos nos tornar um sub ponto de arrecadação continua, como já existe em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. Afinal, não o objetivo não é retirar o sustento das pessoas que recolhem latinhas, já que queremos apenas os lacres”, disse Eliana Santos a coordenadora do curso de Pedagogia. Os alunos do curso de Educação Física (CESUFOZ) já estão na empolgados na arrecadação.

• Projeto Lacres e Tampinhas Solidárias