FAFIG - Faculdade de Foz do Iguaçu

Esqueci minha senha | Como acessar

Palestra: Mediação e Conciliação: Rompendo Paradigmas

Na última segunda-feira, dia 31 de agosto de 2020, os alunos do 3.º e 4.º período de Direito tiveram uma atividade proposta pela prof. Ma. Manoela Jaqueira na disciplina de Processo e Relação Jurídica Processual, onde o nosso egresso da turma de 2018 do CESUFOZ, o mediador Jonathan Francisco da Silva, ministrou a palestra "MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO: ROMPENDO PARADIGMAS", nesta oportunidade os alunos ouviram sobre como o Tribunal de Justiça tem implementado os métodos alternativos de resolução de conflitos, o papel do mediador e o processo para se tornar um mediador. Foi um momento de troca de conhecimento entre nosso egresso e os alunos do curso de Direito CESUFOZ/FAFIG, principalmente sobre a importância de trocar o paradigma litigioso do profissional do Direito e buscar implementar outras alternativas de resolução de conflito.

• Palestra: Mediação e Conciliação: Rompendo Paradigmas

O bem-vindo aos veteranos de Pedagogia

Para recepcionar os alunos veteranos do curso de Pedagogia - Fafig com carinho, ocorreu um evento em nossa faculdade. Sob a coordenação da Prof.ª Eliana Santos, juntamente com a Prof.ª Ivanir Gomes, os trabalhos foram iniciados com uma fala super bacana sobre ensino compreensivo, com a palestra "Ensino compreensivo e Avaliação Formativa" da Prof.ª Mestre Enaide Severo, uma vez que nossos acadêmicos irão fazer o ENADE ao final do ano. Houve ainda o sorteio de um livro do qual a palestrante é autora.

Após a palestra a coordenação discursou incentivando os alunos que se encontram na reta final do curso, fazendo-os refletir o tanto que já aprenderam e ainda aprenderão neste último ano. Lembrando os para se manterem firmes, uma vez que já percorreram mais da metade do caminho, afinal quando damos boas vindas demonstramos a alegria do reencontro, lembrando que a tecnologia vai ajudá-los, mas serão esses futuros educadores que vão agigantar os seus alunos de conhecimento.

• O bem-vindo aos veteranos de Pedagogia

Capacitação Pedagógica

No dia 30 de Janeiro de 2020, no CESUFOZ/FAFIG foi realizada a Capacitação Pedagógica cujo tema trabalhado foi Primeiros Socorros, ministrado por Capitão Silveira Jr (que também é docente desta instituição) e Cabo Acacildo Silveira, ambos membros da polícia Militar, que nos agraciaram com palestra interativa de Socorros de Urgência.

Dentre os tópicos trabalhados destacou Segurança pessoal e da vítima, abordagem do trauma ABCde, manobra de heimilich para engasgos, sangramentos em membros superiores e inferiores, controle cervical. Nossos agradecimentos a essa equipe que tão bem compartilhou teoria e práticas e nos engrandeceu com importantes informações.

• Capacitação Pedagógica

Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente

O Núcleo de Prática Jurídica da Cesufoz/Fafig foi visitado pela equipe de reportagem da Rede Massa de Foz do Iguaçu. O objetivo era esclarecer a população sobre a assistência judiciária gratuita. Na ocasião, uma das coordenadoras do núcleo, Dra. Morena Silveira, revelou a importância da atividade na formação dos acadêmicos. Também foram entrevistadas duas assistidas que relataram a satisfação de terem suas demandas resolvidas pelo núcleo de prática de maneira célere e eficaz. Os acadêmicos também contribuíram com seus relatos, enaltecendo os aprendizados obtidos por meio do estágio.

A reportagem foi exibida no Tribuna da Massa no dia 29 de novembro de 2019.

Obs: Assistência gratuita à população carente que se enquadram nas regras estabelecidas.

• Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente

Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva

No dia 05 de novembro de 2019, foi realizada a Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva, ministrada pela Professora Dra. Edilma de Jesus Desidério, da Universidad Intercultural del Estado de Puebla, esta atividade foi realizada em parceria interinstitucional com o CESUFOZ/FAFIG, a Clínica de Direitos Fundamentais, Sociais e Migração da Unioeste e o Lafront - Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais.

A atividade contou com a presença de acadêmicos de Direito do CESUFOZ/FAFIG, acadêmicos de Direito da Unioeste, Mestrandos e Doutorandos do Programa de Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste e profissionais da área de Direito interessados na temática.

A atividade foi coordenada pela Professora Ma. Manoela Jaqueira do curso de Direito, que é pesquisadora do Lafront e da Clínica de Direitos Fundamentais, Sociais e Migrações da Unioeste.

• Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva