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Estudantes de Direito exercem a Solidariedade

Estudantes do décimo período do curso de Direito do CESUFOZ e FAFIG realizaram, no dia 14 de Outubro de 2019, a entrega de presentes arrecadados numa ação especial para o Dia das Crianças, cujo intuito foi a contemplação das 47 crianças atendidas na ONG: "Centro de Apoio Agrícola Meu Cantinho", situada na área rural em Santa Terezinha de Itaipu, PR.​

A entrega foi realizada pelas divulgadoras Camila Côrtes, Gabriella Freitas e Geovana Mattos, acompanhadas da assistente de Direção, Késsia Losso e da representante e coordenadora da ação, também acadêmica da FAFIG, Rima Ghattas, que relatou emocionada: "Não ter preço presenciar a reação e o sorriso dessas crianças".

A ação contou com o intermédio do egresso do curso de Direito da FAFIG, Valter Larssen Jr., que atualmente assiste a ONG como professor e educador social.

Esta campanha é mais uma ação do Programa Amigos do Candil, criado em 2016 em homenagem ao coordenador do curso Sérgio Luiz Candil, que desenvolve um trabalho social admirável na Cia do Riso.

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Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.

No dia 10 de outubro de 2019, os estudantes do curso de Pedagogia, debateram a relevância da inserção de conteúdos relacionados ao debate étnico racial dentro da sala de aula. Tendo como ponto de partida a implementação da lei 10.639 criada em 2003 que estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão e a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a 11.645 de 2008 que proporciona a inclusão do ensino de História e Cultura indígena.

Nesse processo, os envolvidos (educador e educandos) tiveram a oportunidade de vivenciar leituras da cosmovisão indígena e afro brasileira, possibilitando o fortalecimento do senso de empatia no processo pedagógico e a criação de metodologias que facilite o debate étnico racial nos espaços escolares.

A atividade proposta pela professora Janaina de Jesus Lopes Santana, foi realizado no formato que provocasse os estudantes a trazerem materiais pedagógicos que pudessem ser utilizados posteriormente em suas salas de aula, alguns exemplos: letra da música “ A carne” da cantora Elza Soares, rimas do grupo de rap Guarani Brô MC's, cartazes com dados sobre a população indígena e afro brasileira e frases de reflexão, pintura feita pela aluna Amanda Lemos dos Santos e o poema “Antropofaia cultural” escrito pela aluna Josiane Ferreira da Silva.

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Dia Mundial da Alimentação

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação- 16 de outubro, duas alunas do curso de nutrição da FAFIG fizeram uma ação junto ao CER IV, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, com a nutricionista responsável pelo local, Dra. Lucineia Schons Lied.

As alunas realizaram atividades voltadas a orientação nutricional e avaliação antropométrica durante toda a manhã do dia 01 de novembro do corrente ano.

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O exercício do direito do preso ao estudo nas Penitenciárias e Cadeia Pública de Foz do Iguaçu

Os alunos dos 3º e 4º períodos do Curso de Direito da Faculdade CESUFOZ/FAFIG receberam no dia 3 de outubro de 2019 a visita da Secretária do CEEBJA Helena Kolody, lotada na Penitenciária Estadual II, Simone de Oliveira, para um bate-papo sobre o exercício do direito do preso ao estudo.

A proposta faz parte da disciplina “Teoria das Penas” e teve como finalidade demonstrar aos alunos a realidade do sistema carcerário nas penitenciárias e na cadeia pública de Foz do Iguaçu/PR, em especial as peculiaridades inerentes à forma em que é exercido o direito do preso ao estudo, a estrutura das instituições para o exercício de tal direito, as vagas de estudo, a segurança dos docentes durante as aulas, dentre outros aspectos.

De acordo com o art. 26 da Lei de Execução Penal (Lei n. 7.210/84) o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir (reduzir), por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena. A contagem de tempo é feita à razão de um dia de pena a cada doze horas de frequência escolar - atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional - divididas, no mínimo, em três dias.

Acrescente-se que a Lei Estadual n. 17.329/12, em seu art. 9º, prevê que o preso custodiado alfabetizado integrante das ações do Projeto “Remição pela Leitura” realizará a leitura de uma obra literária e elaborará um relatório de leitura ou uma resenha, o que permitirá remir quatro dias da sua pena.

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Grupo de Estudos para formação de pesquisadores

A formação do profissional em Pedagogia da FAFIG tem sido um espaço de reflexão sobre a teoria e a prática, de produção de conhecimento, de pesquisa sobre suas relações com o processo de ensino aprendizagem. Segundo Paulo Freire (2001, p. 32), “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”, para uma formação completa os futuros profissionais da educação ou de outros espaços devem saber respeitar outros saberes que não os seus, devem saber respeitar a trajetória histórica dos educandos, estimulando-os a superação se suas realidades, por meio do questionamento, a inquietação, a observação, elaboração de hipóteses e compreensão epistemológica.

Por isso nesse semestre, aos sábados pela manhã os alunos do curso de Pedagogia tem frequentado grupos de estudos, com a professora e coordenadora Eliana Santos. Nesse espaço tem buscado a construção de um professor pesquisador que constrói e reconstrói sua prática, que busca produzir ou reconstruir textos científicos, elaborar ou reelaborar o projetos de intervenção como forma de inovação em sala de aula. Além da pesquisa é também uma forma de produção da escrita acadêmica.

É uma busca de exercitar na formação inicial dos pedagogos o que afirma as Diretrizes curriculares Nacionais (2015, p.4), os cursos de licenciatura deverão considerar “a articulação entre graduação, pesquisa e extensão como princípio pedagógico essencial ao exercício e aprimoramento do profissional e da prática educativa”.

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