FAFIG UNIP

Como acessar

TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso

Na primeira semana de junho de 2019, no anfiteatro da faculdade, os alunos do 10º período da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, defenderam publicamente seus TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso – perante a banca examinadora composta pelos professores da casa. Em momento de nervosismo combinado com realização, receberam seus convidados e familiares, demonstrando o comprometimento que tiveram com o curso que escolheram para o seu futuro.

CEJUSC-Cataratas

O CEJUSC-CATARATAS do Fórum Trabalhista de Foz Do Iguaçu–PR, inaugurado em Foz do Iguaçu no dia 27 de maio de 2019, contou com a presença dos alunos de Direito da FAFIG, com a orientação da professora de Direito do trabalho Samira Zeinedin Chweih, que a convite do Dr. Sandro Augusto de Souza, Juiz Diretor do Fórum e Coordenador do CEJUSC-CATARATAS participaram da 1ª semana de conciliação entre os 27 a 31 de Maio de 2019, juntamente com os demais juízes, servidores das Varas do Trabalho, contadores, advogados e membros do MPT onde foi realizado um mutirão de audiências de conciliação, em processos da fase de conhecimento, liquidação e execução. As partes foram recepcionadas no CEJUSC-CATARATAS, na Av. Paraná, entre o MPT e a ANVISA (Órgãos que integram o Fórum da Justiça do Trabalho).

Os trabalhos realizados na semana de conciliação foram de grande valia para os estudantes e futuros operadores do direito, além dos acadêmicos deixarem sua contribuição nas negociações realizadas destinadas à conciliação e à homologação de acordos. Foi uma experiência nova para os mesmos que puderam vivenciar a realidade fora dos bancos da faculdade.

Projeto Lacres e Tampinhas Solidárias

O curso de Pedagogia (FAFIG) está em parceria com o Rotary participando do Projeto Socioambiental que consiste na arrecadação dos lacres das latinhas de alumínio e das tampas de garrafas de vidro e plástico. Todo material arrecadado será revertido em cadeiras de rodas. O projeto foi estendido para todos os cursos da CESUFOZ e FAFIG.

A ideia desse Projeto com os Lacres deu-se após a disciplina de Meio Ambiente, no primeiro período de Pedagogia, com a professora Aline Preve. Desde então, a coordenadora Eliana Santos, bem como alguns alunos estavam à procura da parceria, que veio através da aluna Rosilene Goncalves que nos apresentou José Fernandes Grezzana, assim, a parceria foi firmada.

Vários cartazes e vasilhames foram espalhados pela academia. Até Outubro de 2019 temos como meta conseguir 100 kg de alumínio, aproximadamente 320.000 lacres, equivalente a uma cadeira de rodas. Segundo Grezzana a arrecadação em tampinhas de plásticos “Em plásticos são necessário 470 kg de tampas plásticas para dar o valor equivalente a 01 cadeira de Rodas”.

A equipe CESUFOZ/FAFIG pretende estender por mais muito mais tempo essas arrecadações. “Quem sabe não podemos nos tornar um sub ponto de arrecadação continua, como já existe em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. Afinal, não o objetivo não é retirar o sustento das pessoas que recolhem latinhas, já que queremos apenas os lacres”, disse Eliana Santos a coordenadora do curso de Pedagogia. Os alunos do curso de Educação Física (CESUFOZ) já estão na empolgados na arrecadação.

Fotos Relacionadas

Vitrais góticos nas aulas da Pedagogia

O curso de Pedagogia FAFIG durante as aulas da disciplina Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade, utilizando-se dos conceitos referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que diz respeito às aulas de Artes devem ultrapassar as linguagens das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro. O intuito é tornar o estudantes autônomos e criativos em seu processo de formação.

Durante uma das aulas foi desenvolvido a atividade com base no período Gótico, movimento na Europa entre os séculos XII e XV. Atualmente, ainda é possível encontrar o estilo gótico nos vitrais de igrejas católicas. Uma atividade artística, como forma de preparar os futuros pedagogos com base nas teorias e linguagens artísticas.

Fotos Relacionadas

Curso de Pedagogia FAFIG participa do Ciclo de Palestras em Psicologia e Direito

No dia 17 de maio de 2019, os acadêmicos do curso de Pedagogia participaram da palestra Revelação espontânea e escuta especializada no atendimento a crianças vítimas de violência ministrada pela psicóloga Célia Regina Cortellete (CRP 08/0457). A atividade compõe a carga horária da Atividade Prática Supervisionada (APS) do 2º e 3º períodos do curso nesse 1º semestre de 2019, sob coordenação das Professoras Ivanir Gomes da Silva e Luiza Franco Duarte.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, para além da atuação de pedagogos em ambiente escolar. A fala da palestrante foi a partir de exemplos do cotidiano, o que enriqueceu ainda mais a noite de aprendizado. Também foi abordado a importância de ouvir a criança, sem que façamos qualquer pré-julgamento das situações vivenciadas. O evento teve um caráter bem conceitual, no qual dialogou com pedagogos em formação, além de psicólogos e assistentes sociais de Foz do Iguaçu e região. Enfim, enfatizou a importância de cada profissional valorizar e defender sua área de atuação.