FAFIG - Faculdade de Foz do Iguaçu

Como acessar

Eventos

II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia

Nos dias 05, 06, 07 e 08 de Novembro de 2019 o curso de Pedagogia da FAFIG realizou sua II Semana Acadêmica com a temática Educação Infantil: inclusão e formação do Pedagogo. Abordando os desafios da educação contemporânea nas perspectivas das metodologias ativas, da educação inclusiva e do perfil do docente para a educação desafiadora. A palestra de abertura contou com Eliziane Rodrigues “A educação infantil e a BNCC”, diretora da rede Municipal de educação e Fátima Debad: “Princípios e Abordagens nas Metodologias Ativas”.

A mesa redonda “Perspectivas e desafios para a educação inclusiva” contou com a parceria interinstitucional de Eddie Filho, da UNILA e aluno do último semestre de Direito da CESUFOZ e Carina Simonetti Barbosa, da rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, mediada pela professora Ivanir Gomes.

As oficinas com as temáticas: A representatividade super-heróis negros; Um cartaz para contar: bom dia todas as cores; prática de ritmos, movimento e articulação da linguagem; contação de história: abordagem das relações étnico raciais e Sessões de comunicação dos artigos produzidos pelos acadêmicos com as seguintes temáticas: Educação Especial e Inclusiva; Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos; Metodologia de Ensino e interdisciplinaridade e Ações e Reflexões sobre o Estágio Prático.

O evento contou com 66 participantes, exposição de fotos, apresentação de violino de Jonathan Santos, e encerramento com maracatu Kaburé. O objetivo foi promover reflexões sobre a prática docente, abordagens que despertassem o interesse e propiciassem novas experiências para o público em geral e principalmente para os pedagogos em processo de formação. Segue depoimento do acadêmico José Bareiro “para mim foram dias de muito conhecimento obtido com estratégia de contração de história maravilhoso, reconstrução de cantigas infantis com uma interpretação mais ampla, principalmente o fato trazer mais sobre as culturas africanas. Simplesmente maravilhoso. A troca de conhecimentos foi espetacular!”

Fotos Relacionadas
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia

Um dia no Campus

Nos dias 21, 23 e 25 de outubro de 2019, A Cesufoz e a Fafig, realizaram uma ação de divulgação “Um dia no Campus”. Durante os dias ocorreram visitas à entidade, foram mais de 120 alunos participantes das turmas de 3º ano de escolas públicas de Foz do Iguaçu, que conheceram toda estrutura disponibilizada pela instituição. Foram visitada a Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Laboratórios de Informática, Laboratórios Multidisciplinares, Laboratórios de Anatomia, Laboratório de Microscopia, Farmácia, Enfermagem, Estética e Engenharia Civil.

Estiveram presentes alunos das escolas estaduais, Jorge Schimmelpefeng, Tarquínio Santos e Cataratas do Iguaçu, que foram recepcionados por colaboradores, professores, coordenadores, e a equipe de divulgação/marketing, para o total êxito da ação.

Fotos Relacionadas
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus

Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário

Resultado de um projeto iniciado no primeiro semestre de 2019, a turma de Pedagogia (FAFIG) entregou ao Rotary os lacres e tampinhas arrecadados por todos os acadêmicos dos cursos da FAFIG e CESUFOZ de todos os cursos.

Como o Projeto é uma campanha permanente do Rotary Club, a FAFIG e a CESUFOZ, estará em permanente arrecadação, visto que nessa primeira entrega conseguimos arrecadar uma média de 55 garrafas pets de lacres (50 kg de alumínio), fora as tampinhas de alumínio e de plástico. Conseguimos metade de uma cadeira de rodas.

Em agradecimento à parceria a Faculdade recebeu um certificado por sua excelente contribuição social em beneficio do Lacre Solidário.

Fotos Relacionadas
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário
  • Curso de Pedagogia entrega arrecadação do Lacre Solidário

Estudantes de Direito exercem a Solidariedade

Estudantes do décimo período do curso de Direito do CESUFOZ e FAFIG realizaram, no dia 14 de Outubro de 2019, a entrega de presentes arrecadados numa ação especial para o Dia das Crianças, cujo intuito foi a contemplação das 47 crianças atendidas na ONG: "Centro de Apoio Agrícola Meu Cantinho", situada na área rural em Santa Terezinha de Itaipu, PR.​

A entrega foi realizada pelas divulgadoras Camila Côrtes, Gabriella Freitas e Geovana Mattos, acompanhadas da assistente de Direção, Késsia Losso e da representante e coordenadora da ação, também acadêmica da FAFIG, Rima Ghattas, que relatou emocionada: "Não ter preço presenciar a reação e o sorriso dessas crianças".

A ação contou com o intermédio do egresso do curso de Direito da FAFIG, Valter Larssen Jr., que atualmente assiste a ONG como professor e educador social.

Esta campanha é mais uma ação do Programa Amigos do Candil, criado em 2016 em homenagem ao coordenador do curso Sérgio Luiz Candil, que desenvolve um trabalho social admirável na Cia do Riso.

Fotos Relacionadas
  • Estudantes de Direito exercem a Solidariedade
  • Estudantes de Direito exercem a Solidariedade
  • Estudantes de Direito exercem a Solidariedade
  • Estudantes de Direito exercem a Solidariedade
  • Estudantes de Direito exercem a Solidariedade
  • Estudantes de Direito exercem a Solidariedade

Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.

No dia 10 de outubro de 2019, os estudantes do curso de Pedagogia, debateram a relevância da inserção de conteúdos relacionados ao debate étnico racial dentro da sala de aula. Tendo como ponto de partida a implementação da lei 10.639 criada em 2003 que estabelece nas diretrizes e bases da educação nacional, a inclusão e a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e a 11.645 de 2008 que proporciona a inclusão do ensino de História e Cultura indígena.

Nesse processo, os envolvidos (educador e educandos) tiveram a oportunidade de vivenciar leituras da cosmovisão indígena e afro brasileira, possibilitando o fortalecimento do senso de empatia no processo pedagógico e a criação de metodologias que facilite o debate étnico racial nos espaços escolares.

A atividade proposta pela professora Janaina de Jesus Lopes Santana, foi realizado no formato que provocasse os estudantes a trazerem materiais pedagógicos que pudessem ser utilizados posteriormente em suas salas de aula, alguns exemplos: letra da música “ A carne” da cantora Elza Soares, rimas do grupo de rap Guarani Brô MC's, cartazes com dados sobre a população indígena e afro brasileira e frases de reflexão, pintura feita pela aluna Amanda Lemos dos Santos e o poema “Antropofaia cultural” escrito pela aluna Josiane Ferreira da Silva.

Fotos Relacionadas
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.
  • Abordagens e reflexões sobre as possíveis implementações das leis 10.639/03 e 11.645/08.