FAFIG UNIP

Como acessar

Eventos

Projeto Lacres e Tampinhas Solidárias

O curso de Pedagogia (FAFIG) está em parceria com o Rotary participando do Projeto Socioambiental que consiste na arrecadação dos lacres das latinhas de alumínio e das tampas de garrafas de vidro e plástico. Todo material arrecadado será revertido em cadeiras de rodas. O projeto foi estendido para todos os cursos da CESUFOZ e FAFIG.

A ideia desse Projeto com os Lacres deu-se após a disciplina de Meio Ambiente, no primeiro período de Pedagogia, com a professora Aline Preve. Desde então, a coordenadora Eliana Santos, bem como alguns alunos estavam à procura da parceria, que veio através da aluna Rosilene Goncalves que nos apresentou José Fernandes Grezzana, assim, a parceria foi firmada.

Vários cartazes e vasilhames foram espalhados pela academia. Até Outubro de 2019 temos como meta conseguir 100 kg de alumínio, aproximadamente 320.000 lacres, equivalente a uma cadeira de rodas. Segundo Grezzana a arrecadação em tampinhas de plásticos “Em plásticos são necessário 470 kg de tampas plásticas para dar o valor equivalente a 01 cadeira de Rodas”.

A equipe CESUFOZ/FAFIG pretende estender por mais muito mais tempo essas arrecadações. “Quem sabe não podemos nos tornar um sub ponto de arrecadação continua, como já existe em hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos. Afinal, não o objetivo não é retirar o sustento das pessoas que recolhem latinhas, já que queremos apenas os lacres”, disse Eliana Santos a coordenadora do curso de Pedagogia. Os alunos do curso de Educação Física (CESUFOZ) já estão na empolgados na arrecadação.

Fotos Relacionadas

Vitrais góticos nas aulas da Pedagogia

O curso de Pedagogia FAFIG durante as aulas da disciplina Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade, utilizando-se dos conceitos referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que diz respeito às aulas de Artes devem ultrapassar as linguagens das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro. O intuito é tornar o estudantes autônomos e criativos em seu processo de formação.

Durante uma das aulas foi desenvolvido a atividade com base no período Gótico, movimento na Europa entre os séculos XII e XV. Atualmente, ainda é possível encontrar o estilo gótico nos vitrais de igrejas católicas. Uma atividade artística, como forma de preparar os futuros pedagogos com base nas teorias e linguagens artísticas.

Fotos Relacionadas

Curso de Pedagogia FAFIG participa do Ciclo de Palestras em Psicologia e Direito

No dia 17 de mario de 2019, os acadêmicos do curso de Pedagogia participaram da palestra Revelação espontânea e escuta especializada no atendimento a crianças vítimas de violência ministrada pela psicóloga Célia Regina Cortellete (CRP 08/0457). A atividade compõe a carga horária da Atividade Prática Supervisionada (APS) do 2º e 3º períodos do curso nesse 1º semestre de 2019, sob coordenação das Professoras Ivanir Gomes da Silva e Luiza Franco Duarte.

Os acadêmicos tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, para além da atuação de pedagogos em ambiente escolar. A fala da palestrante foi a partir de exemplos do cotidiano, o que enriqueceu ainda mais a noite de aprendizado. Também foi abordado a importância de ouvir a criança, sem que façamos qualquer pré-julgamento das situações vivenciadas. O evento teve um caráter bem conceitual, no qual dialogou com pedagogos em formação, além de psicólogos e assistentes sociais de Foz do Iguaçu e região. Enfim, enfatizou a importância de cada profissional valorizar e defender sua área de atuação.

Fotos Relacionadas

Pedagogia na II Semana da Pessoa com Síndrome de Down

Em março/2019 a turma de pedagogia da FAFIG recebeu o convite da prof. Silvete para participarmos da II Semana da Pessoa com Síndrome de Down que aconteceu nas dependências da Unila.

A turma aderiu em peso dentre as atividade que corroboraram para a formação pedagógica, tivemos diversas atividades: “Educação escolar inclusiva: avanços e desafios" (Dra. Marinalva Silva Oliveira, da UFRJ); "O papel dos sindicatos da educação na luta pela inclusão escolar numa sociedade excludente" (Marinalva Oliveira ADUFRJ/ANDES) e representantes da APP Sindicato e SINPREFI; "Currículo na educação inclusiva" ( Dra. Maria de Fátima Joaquim Minetto/ UFPR); "Mini-curso: Educação Matemática Inclusiva" (Dr. Léo Akio Yokoyama, UFRJ) e também Apresentação da “Associação Famílias Unidas pela Trissomia 21” recém formada por um grupo de famílias de pessoas com síndrome de Down da cidade de Foz do Iguaçu.

As professoras que acompanharam a turma foram Cleonice Marçal e Luiza Duarte. “Para os acadêmicos foi uma experiência incrível, entender que o processo de inclusão é um direito e não um favor, e, quanto mais os professores e as escola compreenderem que o heterogêneo, a diferença é salutar para a escola e para uma sociedade mais justa, mais caminhamos para um mundo melhor, diz a coordenadora Eliana Santos.

Fotos Relacionadas

Contação de Histórias e Estórias: Uma Arte de Enriquecer as Aulas

Os alunos de Pedagogia da FAFIG, em suas aulas de Alfabetização e Letramento os alunos desenvolveram neste semestre o projeto de contação de estória, juntamente com a Prof.ª Ivanir Gomes. A mesma fez uma parceria com o Grupo “Conta mais uma” organizado pelas pedagogas Ana Paula Kipper, Silvana Duarte e Elizabete Santa Rosa Coelho que visa o trabalho com crianças em situação de acolhimento. Neste sentido, o trabalho com os acadêmicos de Pedagogia em sala de aula é evidenciar este campo de atuação da mesma forma que olhar para os diversos campos de possibilidades que o contato da criança com o mundo escrito – a literatura infantil pode oportunizar.

O grupo “Conta mais uma” esteve presente no dia 30 de Abril de 2019 e desenvolveu uma oficina de contação de histórias/estórias com os alunos de pedagogia, com práticas e intervenções que pode ser desenvolvidas em sala de aula. Segundo a coordenação do curso, Eliana Santos, esse estímulo de contar estórias é uma arte de estimular os alunos à leitura, enriquecer o repertório discursivo e imaginário das crianças. Para os acadêmicos é a oportunidade de aprender fazendo.

Fotos Relacionadas