FAFIG - Faculdade de Foz do Iguaçu

Como acessar

Eventos

Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente

O Núcleo de Prática Jurídica da Cesufoz/Fafig foi visitado pela equipe de reportagem da Rede Massa de Foz do Iguaçu. O objetivo era esclarecer a população sobre a assistência judiciária gratuita. Na ocasião, uma das coordenadoras do núcleo, Dra. Morena Silveira, revelou a importância da atividade na formação dos acadêmicos. Também foram entrevistadas duas assistidas que relataram a satisfação de terem suas demandas resolvidas pelo núcleo de prática de maneira célere e eficaz. Os acadêmicos também contribuíram com seus relatos, enaltecendo os aprendizados obtidos por meio do estágio.

A reportagem foi exibida no Tribuna da Massa no dia 29 de novembro de 2019.

Obs: Assistência gratuita à população carente que se enquadram nas regras estabelecidas.

Fotos Relacionadas
  • Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente
  • Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente
  • Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente

Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva

No dia 05 de novembro de 2019, foi realizada a Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva, ministrada pela Professora Dra. Edilma de Jesus Desidério, da Universidad Intercultural del Estado de Puebla, esta atividade foi realizada em parceria interinstitucional com o CESUFOZ/FAFIG, a Clínica de Direitos Fundamentais, Sociais e Migração da Unioeste e o Lafront - Laboratório de Pesquisa em Fronteiras, Estado e Relações Sociais.

A atividade contou com a presença de acadêmicos de Direito do CESUFOZ/FAFIG, acadêmicos de Direito da Unioeste, Mestrandos e Doutorandos do Programa de Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste e profissionais da área de Direito interessados na temática.

A atividade foi coordenada pela Professora Ma. Manoela Jaqueira do curso de Direito, que é pesquisadora do Lafront e da Clínica de Direitos Fundamentais, Sociais e Migrações da Unioeste.

Fotos Relacionadas
  • Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva
  • Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva
  • Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva
  • Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva
  • Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva
  • Oficina Lógica Dialética com Racionalidade Transdutiva

Trabalho de conclusão de curso de Direito

No dia 21 de outubro de 2019, foram realizadas as primeiras defesas do trabalho de conclusão de curso de Direito do CESUFOZ. A professora Mestra Manoela Jaqueira, presidiu a mesa de avaliação de seus orientandos e o professor Mestre Augusto Balalai avaliou os trabalhos da noite.

A aluna Samira Arantes, defendeu seu TCC intitulado "A Proteção Nacional para Refugiados: Uma Análise da Efetividade da Lei 9.474/97 Sob a Perspectiva da Dignidade Da Pessoa Humana", que buscou analisar o atual contexto do tratamento jurídico dos refugiados no Brasil desde uma perspectivara crítica.

A aluna Silmara Santos da Silva Martins defendeu seu TCC intitulado "Abandono Afetivo Inverso: O Abandono dos Idosos, Uma Realidade Despercebida", que analisou a responsabilidade civil das famílias no abandono afetivo de idosos, tendo em vista que estes são um grupo invisibilizados e vulneráveis na sociedade. E o aluno Adriano Vendramim defendeu seu trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado "Justiça Restaurativa: Uma Alternativa Além da Punição no Âmbito Juvenil", que buscou expor um método de justiça alternativa para além do modelo tradicional no âmbito do Estatuto da Criança e Adolescente.

Os três trabalhos representam a inovação na escolha e abordagem dos temas defendidos, onde os alunos puderam analisar o Direito para além do positivismo jurídico tradicional, com temas atuais e de extrema relevância para o debate atual na sociedade.

O Coordenador de Direito Sérgio Candil e toda equipe do CESUFOZ, parabenizam os acadêmicos pelo excelente trabalho.

Fotos Relacionadas
  • Trabalho de conclusão de curso de Direito
  • Trabalho de conclusão de curso de Direito
  • Trabalho de conclusão de curso de Direito
  • Trabalho de conclusão de curso de Direito
  • Trabalho de conclusão de curso de Direito
  • Trabalho de conclusão de curso de Direito

II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia

Nos dias 05, 06, 07 e 08 de Novembro de 2019 o curso de Pedagogia da FAFIG realizou sua II Semana Acadêmica com a temática Educação Infantil: inclusão e formação do Pedagogo. Abordando os desafios da educação contemporânea nas perspectivas das metodologias ativas, da educação inclusiva e do perfil do docente para a educação desafiadora. A palestra de abertura contou com Eliziane Rodrigues “A educação infantil e a BNCC”, diretora da rede Municipal de educação e Fátima Debad: “Princípios e Abordagens nas Metodologias Ativas”.

A mesa redonda “Perspectivas e desafios para a educação inclusiva” contou com a parceria interinstitucional de Eddie Filho, da UNILA e aluno do último semestre de Direito da CESUFOZ e Carina Simonetti Barbosa, da rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, mediada pela professora Ivanir Gomes.

As oficinas com as temáticas: A representatividade super-heróis negros; Um cartaz para contar: bom dia todas as cores; prática de ritmos, movimento e articulação da linguagem; contação de história: abordagem das relações étnico raciais e Sessões de comunicação dos artigos produzidos pelos acadêmicos com as seguintes temáticas: Educação Especial e Inclusiva; Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos; Metodologia de Ensino e interdisciplinaridade e Ações e Reflexões sobre o Estágio Prático.

O evento contou com 66 participantes, exposição de fotos, apresentação de violino de Jonathan Santos, e encerramento com maracatu Kaburé. O objetivo foi promover reflexões sobre a prática docente, abordagens que despertassem o interesse e propiciassem novas experiências para o público em geral e principalmente para os pedagogos em processo de formação. Segue depoimento do acadêmico José Bareiro “para mim foram dias de muito conhecimento obtido com estratégia de contração de história maravilhoso, reconstrução de cantigas infantis com uma interpretação mais ampla, principalmente o fato trazer mais sobre as culturas africanas. Simplesmente maravilhoso. A troca de conhecimentos foi espetacular!”

Fotos Relacionadas
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia
  • II Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia

Um dia no Campus

Nos dias 21, 23 e 25 de outubro de 2019, A Cesufoz e a Fafig, realizaram uma ação de divulgação “Um dia no Campus”. Durante os dias ocorreram visitas à entidade, foram mais de 120 alunos participantes das turmas de 3º ano de escolas públicas de Foz do Iguaçu, que conheceram toda estrutura disponibilizada pela instituição. Foram visitada a Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Laboratórios de Informática, Laboratórios Multidisciplinares, Laboratórios de Anatomia, Laboratório de Microscopia, Farmácia, Enfermagem, Estética e Engenharia Civil.

Estiveram presentes alunos das escolas estaduais, Jorge Schimmelpefeng, Tarquínio Santos e Cataratas do Iguaçu, que foram recepcionados por colaboradores, professores, coordenadores, e a equipe de divulgação/marketing, para o total êxito da ação.

Fotos Relacionadas
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus
  • Um dia no Campus