FAFIG UNIP

Como acessar

Destaques

Visita à Fábrica da Miss Laura

Os acadêmicos do 2º e 3º períodos de Nutrição da FAFIG realizaram uma visita à Fabrica da Miss Laura, como atividade prática da aula de Microbiologia de alimentos, no intuito de observar na prática os cuidados com a produção e conservação de alimentos.

Fotos Relacionadas

Posse da OAB

Na data de 16 de Março de 2019, no Centro de Eventos da Itaipu, o advogado Neandro Lunardi tomou posse como presidente da OAB Foz do Iguaçu para o triênio 2019/2021. A diretoria da subseção é composta ainda pela advogada Isadora Minotto Gomes Schwertner (vice-presidente), por Georgia Gabriele Braz Domingos (secretária-geral), Nereu Luis Battisti Junior (secretário-adjunto) e Marcelo Rodrigues de Almeida (tesoureiro). O Coordenador do Curso de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu – Sérgio Luiz Candil, representou a faculdade no evento e assumiu compromisso também como Conselheiro Suplente desta diretoria. O evento foi prestigiado pela diretoria da OAB Paraná. Neandro Lunardi afirmou que buscará, de forma incansável, a valorização profissional e o respeito ao advogado, sem deixar à margem a fiscalização do exercício profissional e os deveres éticos que devem reger a atuação do advogado.

Fotos Relacionadas

Cerimônia de Lançamento e Assinatura de Convênio do CEJUSC, FAFIG e CESUFOZ

Na data de 20 de março de 2019, no Tribunal de Júri do Fórum desta Comarca de Foz do Iguaçu, tivemos uma cerimônia de lançamento e assinatura de convênio do CEJUSC com nossa FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu e CESUFOZ – Centro de Ensino Superior, com a presença dos Coordenadores do Curso de Direito Sérgio Luiz Candil e Cyntia Soccol Branco, acompanhados das Coordenadoras do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica Morena Silveira e Angélica Tonin. A solenidade contou com a presença do Desembargador José Laurindo – segundo Vice Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Juízes de nossa comarca e alunos convidados. Após formalização foi realizada uma reunião técnica com os coordenadores dos CEJUSCs com os professores das faculdades.

Fotos Relacionadas

Casa Família Maria Porta do Céu e AFA – Associação Fraternidade Aliança

Na forma de Atividades Complementares e Responsabilidade Social e incentivados pela Direção, Coordenadores e Professores, os alunos das faculdades CESUFOZ e FAFIG recolheram balas e pirulitos na semana da criança para contribuir com projetos. As equipes de divulgação e secretaria das faculdades, (Eliana, Laura, Thalita, Carol dentre outras) se responsabilizaram em formar kits e entregar para dois projetos de nossa cidade, a saber: Primeiro Projeto: A "CASA FAMÍLIA MARIA PORTA DO CÉU" localizada na Av. Curitiba, nº 185, Jardim Paraná, que acolhe e atende de forma integral crianças e adolescentes em situação de risco, assistindo juntamente suas famílias, priorizando atividades sociopedagógicas e atendimento psicossocial, cursos profissionalizantes de geração de rendas e acolhimento em casa lares, hoje atende 20 crianças com idade de 0 a 18 anos.

Segundo Projeto: A "AFA - ASSSOCIAÇÃO FRATERNIDADE ALIANÇA" localizada na Rua Apolinário de Souza, nº 429, Vila Boa Esperança, que acolhe e trabalha com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, onde dão suporte para que elas se desenvolvam social e psicologicamente, proporcionando uma vida melhor e preparando-as para o futuro. A Entidade hoje atende um total de 528 crianças, sendo três projetos diferentes: a Guarda Subsidiada, a "Família Acolhedora" e a "Casa da Criança".

Obrigado pela participação e envolvimento de todos!

Visita Técnica - PEF II


Aula no Ecomuseu

A atividade realizada, no dia 02 de novembro de 2018 no Ecomuseu de Itaipu, faz parte do projeto de APS, desenvolvida com os acadêmicos do 1º e 2º período do curso de Pedagogia FAFiG. A atividade foi parte integrante de uma série de outras dinâmicas que abordaram os espaços não formais de ensino na cidade de Foz do Iguaçu, os quais ofertam espaços riquíssimos que contribuem com a práxis docente. A proposta faz parte da ementa da disciplina de Didática Fundamental, onde os acadêmicos exploram a postura do docente no desenvolvimento do trabalho pedagógico.

O momento foi muito proveitoso, uma vez que em nosso município existem vários locais não formal de educação, nos quais o trabalho do pedagogo é fundamental. Logo, este pode ser um campo explorado por nossos acadêmicos, futuros Pedagogos.

Fotos Relacionadas

Oficina Pedagógica sobre Especificidades Infantis

A professora Luiza Franco Duarte, que leciona a disciplina “Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil (EOEEI)”, envolveu os acadêmicos do curso de Pedagogia da FAFIG durante a participação na Oficina Pedagógica voltada para a compreensão das especificidades infantis a partir do currículo acadêmico e das áreas de conhecimento de mundo.

Os acadêmicos foram desafiados a se colocar no papel de crianças entre 0 e 5 anos, e assim dominar os princípios teórico-metodológicos das áreas de conhecimento que são objetos de prática pedagógica, buscando elencar os aspectos que embasam o planejamento do professor na Escola de Educação Infantil.

“Foi gratificante acompanhar o empenho e dedicação dos acadêmicos do curso de Pedagogia com o seu processo de formação”, comentou a professora Luiza.

Fotos Relacionadas

Dia da Família

No dia 20 de outubro de 2018, os acadêmicos do curso de Pedagogia da Faculdade de Foz do Iguaçu - FAFIG participaram do evento “Dia da Família na Escola” no Centro Municipal de Educação Infantil Comendador Pedro Jacob Lakus, localizado no bairro Três Bandeiras, junto com a professora Cleonice Marçal.

Foram realizadas várias práticas pedagógicas como: contação de história, apresentação de peça teatral, cantiga de roda e pintura facial, destinadas à comunidade escolar, composta pelo corpo docente, gestores, pais e alunos da Primeira Etapa da Educação Básica entre 2 e 5 anos de idade. Esta ação acadêmica tem o objetivo de promover a formação acadêmica de maneira contextualizada, sempre visando à relação entre a teoria e prática. Sem contar que dá oportunidade aos futuros pedagogos de vivenciar, a partir da aula de campo, a atuação em diferentes instituições.

Segundo a aluna Valquíria Dias da Silva, “Sábado foi o dia que eu me descobri, nunca quis trabalhar com os pequenos, meus planos eram entrar na pedagogia e ser pedagoga do estado ou apenas o curso contribuiria com a meus planos para o futuro docente. Mas ao ver aquelas crianças sorrindo, aquelas janelinhas abertas, aqueles olhinhos brilhando, me ascendeu algo que ainda não sei explicar; no momento que eu perguntava o que elas queriam que eu desenhasse, elas falavam umas coisas que existem na imaginação delas, eu dava corda, conversávamos e quando terminavam, elas diziam que era igual ao que imaginavam. Foi mágico estar ali!”.

Sobretudo, a prática possibilita uma formação de excelência com profissionais capacitados e competentes para exercer e suprir as demandas que se apresenta na sociedade vigente. É a formação do pedagogo e o desdobramento da pedagogia no contexto de atuação no Século XXI.

Fotos Relacionadas

III Congresso Nacional

A professora Samira Zeinedin Chweih – Titular da cadeira de Direito do Trabalho da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, participou e compartilhou do III Congresso Nacional de Direito do Trabalho, em Curitiba/PR que se realizou nos dias 08 a 10 de Outubro de  2018 na PUC Paraná. A abertura foi realizada pelo Ministro Luiz Edson Fachin do STF – Supremo Tribunal Federal, e palestraram muitas outras autoridades da área. O evento foi direcionado a debater o Direito do Trabalho, após a entrada em vigor da lei 13.467/2018.

Trouxe novas diretrizes e agregou novos valores para a atuação dos advogados e dos professores de Direito junto as faculdades.

Fotos Relacionadas

14ª Semana da Responsabilidade Social

Participação dos cursos de Pedagogia (FAFIG) e Psicologia (CESUFOZ) na 14ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular - Melhoria da qualidade de vida na melhor idade.

Em setembro de 2018, participando da 14ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, o curso de Pedagogia (FAFIG) com o Curso de Psicologia (CESUFOZ) organizaram o projeto de arrecadação de materiais de enfermaria, limpeza, higiene pessoal e roupas íntimas para o Lar de Velhinhos de Foz do Iguaçu. O projeto se estendeu para demais cursos da Faculdade que abraçaram a causa nas arrecadações e no envolvimento para entrega dos materiais.

Ambos os cursos, além de fazerem a doação de produtos, também, dispuseram do seu tempo para conversar com os sujeitos ali acamados. Na Pedagogia os alunos estudam a Psicologia do Desenvolvimento, segundo a Coordenadora Eliana Santos afirma “Parafraseando Vasconcellos, é uma grande desafio para os sujeitos alunos perceber que essas práticas são projetos de emancipação humana, uma ação transformadora da vida de outrem, visto que é uma ação qualificada”. Para a aluna Bruna de Almeida, a experiência “foi um aprendizado como ser humano, me fez olhar algumas coisas e perceber a importância do amor ao próximo, e quem tem família é um privilégio”. Para a aluna Rosenei Leão, “temos muito a aprender com os mais idosos e muitas vezes, na correria do dia a dia acabamos por não dar prioridade. Saí de lá e fui dar um abraço na minha mãe”.

No curso de Psicologia, o aluno é preparado para lidar com os aspectos emocionais e psicológicos das pessoas nas mais diferentes faixas etárias, configurações familiares e espaços. Alguns alunos que participaram da entrega dos produtos ao Lar dos Velhinhos e que doaram um pouco do seu tempo nesse dia para ouvir os idosos já são estagiários nesse espaço. De acordo com a aluna Jéssica Mayara e o aluno Antônio Marcos, ambos do 10º período, foi muito gratificante ouvir e conhecer um pouco mais das histórias dos idosos com quem conversaram.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram das atividades, fazendo doações, ajudando na coleta, armazenamento e entrega: diretor, coordenadores de curso, professores, funcionários e alunos.

Fotos Relacionadas

Júri Simulado - Unioeste

No dia 29 de setembro de 2018, alguns alunos do 7º e 8º períodos foram convidados para participar, como ouvintes, de uma atividade acadêmica promovida pelo Curso de Direito da UNIOESTE - Universidade do Oeste do Paraná - Campos Foz do Iguaçu, que consiste na execução de uma prática simulada, na qual os discentes encenam a realização de um Júri Popular, com representação dos principais protagonistas desta atividade forense penal: juiz, promotor, defensor e jurados. A prática impõe conhecimento das questões práticas que determinam a dinâmica do Júri bem assim permite que os discentes envolvidos analisem um caso julgado (encerrado), elaborem linhas de atuação e desenvolvam no curso da atividade.

Fotos Relacionadas

Casa de Acolhimento Maria Porta do Céu

No dia 12 de Setembro de 2018, o professor Jacksanderson Rizatti, titular da cadeira que estuda os Direitos das Crianças, (ECA) da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu mudou o foco da aula teórica, levando os alunos do 8º ao 10º período para uma visita técnica na ‘Casa de Acolhimento Maria Porta do Céu’, oportunidade em que conheceram na prática como ocorre o acolhimento Institucional previsto no Estatuto da Criança e Adolescente. Foi uma visita proveitosa e agregou novos valores.

Fotos Relacionadas

Melhoria da qualidade de vida na melhor idade

Em setembro de 2018, participando da 14ª Semana da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, o curso de Pedagogia (FAFIG) com o Curso de Psicologia (CESUFOZ) organizaram o projeto de arrecadação de materiais de enfermaria, limpeza, higiene pessoal e roupas íntimas para o Lar de Velhinhos de Foz do Iguaçu. O projeto se estendeu para demais cursos da Faculdade que abraçaram a causa nas arrecadações e no envolvimento para entrega dos materiais.

Ambos os cursos, além de fazerem a doação de produtos, também, dispuseram do seu tempo para conversar com os sujeitos ali acamados. Na Pedagogia os alunos estudam a Psicologia do Desenvolvimento, segundo a Coordenadora Eliana Santos afirma “Parafraseando Vasconcellos, é uma grande desafio para os sujeitos alunos perceber que essas práticas são projetos de emancipação humana, uma ação transformadora da vida de outrem, visto que é uma ação qualificada”.  Para a aluna Bruna de Almeida, a experiência “foi um aprendizado como ser humano, me fez olhar algumas coisas e perceber a importância do amor ao próximo, e quem tem família é um privilégio”. Para a aluna Rosenei Leão, “temos muito a aprender com os mais idosos e muitas vezes, na correria do dia a dia acabamos por não dar prioridade. Saí de lá e fui dar um abraço na minha mãe”.

No curso de Psicologia, o aluno é preparado para lidar com os aspectos emocionais e psicológicos das pessoas nas mais diferentes faixas etárias, configurações familiares e espaços. Alguns alunos que participaram da entrega dos produtos ao Lar dos Velhinhos e que doaram um pouco do seu tempo nesse dia para ouvir os idosos já são estagiários nesse espaço. De acordo com a aluna Jéssica Mayara e o aluno Antônio Marcos, ambos do 10º período, foi muito gratificante ouvir e conhecer um pouco mais das histórias dos idosos com quem conversaram.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram das atividades, fazendo doações, ajudando na coleta, armazenamento e entrega: diretor, coordenadores de curso, professores, funcionários e alunos.

Fotos Relacionadas

Workshop IBDFAM

No dia 31 de agosto de 2018, as professoras da Faculdade de Foz do Iguaçu – FAFIG: Thatiana de Arêa Leão Candil – Presidente do IBDFAM de Foz do Iguaçu, Morena P. Souto da Silveira – Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Poliana Cavaglieri dos Anjos – Responsável pela Extensão e Pesquisa, promoveram na sede da OAB de Foz do Iguaçu, o WORKSHOP sobre Alienação Parental, Guarda Compartilhada, Abuso Sexual e Perícia Psicológicas em Varas de Família e Infância, com a palestrante Glícia Brazil – Psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família – Núcleo de Foz do Iguaçu, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, voltado aos profissionais e acadêmicos dos cursos de Direito e Psicologia.

Os alunos puderam ver na prática, a experiência da palestrante bem como agregar novos valores jurídicos sobre o tema.  

Fotos Relacionadas

Palestra na OAB

No dia 30 de agosto de 2018 foi realizada, na sede da OAB de Foz do Iguaçu, a palestra “Guarda Compartilhada e Alienação Parental: diálogos entre o Direito e a Psicologia”, com as palestrantes Dra. Fernanda Pederneiras – Advogada e Presidente do IBDFAM do Paraná e Dra. Glícia Brazil – Psicóloga do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O evento foi promovido pelo IBDFAM – Núcleo de Foz do Iguaçu, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil. A organização do evento ficou por conta das professoras da Faculdade de Foz do Iguaçu – FAFIG: Thatiana de Arêa Leão Candil – Presidente do IBDFAM de Foz do Iguaçu, Morena P. Souto da Silveira – Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da FAFIG e Poliana Cavaglieri dos Anjos – Responsável pela Extensão e Pesquisa da faculdade. Estiveram envolvidos profissionais voltados para o Direito e acadêmicos de Direito e Psicologia.

Fotos Relacionadas

Encontro dos Nutricionista do Oeste do Paraná

A Associação de Nutrição do Oeste do Paraná - ANUOP, fundada no dia 04 de junho de 2008, por meio da organização de uma rede de contatos e discussões em 28 municípios do Oeste do Paraná, quando da realização do 1º Curso de Gestão da Alimentação Escolar (1º Concurso de Receitas Saudáveis da BP3), no ano de 2007. E todo ano a Associação celebra o dia do Profissional Nutricionista, ENUOP – Encontro dos Nutricionsta do Oeste do Paraná. Neste ano, os alunos do Curso de Nutrição CESUFOZ/FAFIG estiveram presente e foram acompanhados pela Profa. Aline Renata Hirano. O evento aconteceu no município de Toledo/PR e a Itaipu Binacional, apoiou o evento fornecendo transporte aos alunos da IES.

Fotos Relacionadas

Alunos do curso de Nutrição realizaram palestras nas Escolas Estaduais do Município de Foz do Iguaçu

Durante o mês de maio e junho os alunos do curso de Nutrição/FAFIG realizaram palestras de educação em saúde nas Escolas Estaduais do Município de Foz do Iguaçu – PR. Essa atividade, fez parte da ementa da Disciplina de Prática Educativas em Saúde, onde tem como Responsável a Professora Sancleya Evanessa de Lima.

Fotos Relacionadas

Alunas de Nutrição participam de atividade com parceria da Secretária Municipal de Saúde

No dia 14 de abril 2018 as acadêmicas do curso de Nutrição/FAFIG: Aline Melebruque, Bruna Leticia Gerhardt, Gabrielle Polyana Cechetto, Kamila Alexia Correa e Paola Letícia Cezar, participaram da atividade com parceria da Secretária Municipal de Saúde sob a supervisão da Professora Aline Renata Hirano realizando avaliação antropométrica em crianças do programa bolsa família.

Fotos Relacionadas

Atividade na Casa de Repouso

Essa atividade complementar no Curso de Pedagogia foi realizada em uma tarde de sábado (2018) na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento: ciclo vital, professora Cleonice Marçal intitulada “Responsabilidade Social: Intervenção Pedagógica Recreativa em Entidade para Idosos”, os acadêmicos tiveram oportunidade de inserção na realidade social vigente, do fomento da ação-pedagógica entre a teoria e prática, no processo de ensino e aprendizagem, principalmente, a compreensão relacionada as etapas do ciclo vital humano que passa desde o desempenho profissional e pessoal, esmerando na qualidade, competência, respeito, valorização humana e responsabilidade social.

A coordenação de pedagogia Eliana Santos afirma que “para os acadêmico é de uma riqueza sem igual poder contribuir com atividades práticas as teorias estudadas em sala. A participação na ação pedagógica recreativa como música, jogos e danças com os idosos, corroboram estudo teórico dos conceitos da disciplina relativo ao desenvolvimento humano (físico, cognitivo e psicossocial)”.

Fotos Relacionadas

Acolhimento de Refugiados

A Bacharel em Direito do curso de Direito da FAFIG, Ana Margarida Durão, participou no dia 02 de julho de 2018, de uma reunião para organização de grupos de trabalho e decisão de um tema importante para a região de Foz do Iguaçu, tratando do acolhimento de refugiados e (i)migrantes nas escolas municipais  da região. A reunião foi composta por representantes da Secretaria de Assistência Social de Foz do Iguaçu, SMED, UNILA e IMEA.

A colaboração da bacharela deu-se principalmente no aspecto legal, visto que seu trabalho de conclusão de curso abordou justamente este ponto, tratando do Direito Internacional e legislação atual dos refugiados.

Em entrevista, Ana Durão relatou: "Existem diversos aspectos delicados que devem ser levados em conta ao tratar-se de refugiados, como sua situação legal no país, afinal muitos chegam em condições migratórias irregulares ao Brasil para posteriormente tratarem disso. Outro ponto em questão é o idioma, e como isso será trabalhado. No caso das escolas, são crianças que não tem afinidade nenhuma com o idioma português”. A Bacharela ressalta ainda, a importância da comunidade para que esse acolhimento seja cada vez mais humanizado e que essas pessoas que já sofreram tanto por estarem longe de suas casas e de suas famílias se sintam um pouco mais acolhidas em nosso país.

Fotos Relacionadas

Projeto - Consciência Limpa: reciclando o óleo de cozinha

Encerramento dos trabalhos de APS do curso de Pedagogia com o projeto “Consciência Limpa: reciclando o óleo de cozinha”. Fizemos a doação do sabão produzido pelos alunos. Em troca, recebemos uma aula da Pedagoga Marta Oliveira da Escola Karin Knebel na modalidade de Educação Especial, conhecida por “Nosso Canto” de como “professor da educação especial utiliza métodos, técnicas, procedimentos didáticos e recursos pedagógicos especializados e, quando necessário, equipamentos e materiais didáticos específicos, conforme série/ciclo/ etapa da educação básica” (DCN, 2001, p. 53) e, quem são os alunos que recebem atendimento.

Uma experiência impar para o curso de Pedagogia. Parceria entre as coordenadoras Eliana Santos e Aline Preve.

Fotos Relacionadas

Visita Técnica - PEF II

No dia 18 de maio de 2018 os acadêmicos do 4º e 5 º períodos da FAFIG - Faculdade de Foz do Iguaçu, realizaram uma visita técnica na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu - PEF II, acompanhados da professora de direito penal Fabiana Irala. Sendo recebidos numa conversa  pelo diretor em exercício e acompanhados pelo chefe de segurança, os acadêmicos puderam visualizar parte da rotina de execução penal do estabelecimento prisional. Assim, puderam ver na prática como é realizada a visita do advogado ao cliente no Parlatório; como são feitas as visitas de parentes aos apenados  e quais os critérios de segurança aplicados; como são realizadas as detrações penais pelo trabalho, leitura e confecção de artesanato.

Agradecemos à direção da Penitenciária e ao chefe de segurança pela gentileza com que receberam nossos acadêmicos e principalmente pela solicitude em responder todos os questionamentos realizados.

Visita Técnica - PEF II


Visita Unioeste

Na data de 16 de Março de 2018, demonstrando uma relação de envolvimento com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE e a SOCIEDADE, visando compartilhar experiências e objetivos comuns - na forma INTERINSTITUCIONAL - os alunos do 9º período da Faculdade de Foz do Iguaçu-FAFIG, compareceram no Auditório da Unioeste 'Alcibiades Luiz Orlando', para prestigiar uma palestra com o tema "O Poder Judiciário e o Combate à Corrupção", ministrada pelo Juiz Federal Doutor Ricardo Rachid de Oliveira, que demonstrou o importante papel do Poder Judiciário no combate à corrupção dos agentes públicos e também asseverar a evolução histórica deste Poder ao longo das Constituições.

Pela atualidade e importância do tema, permitiu debates para agregar valores jurídicos aos alunos.

Fotos Relacionadas

Professoras da FAFIG na RPCTV

A Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da FAFIG, professora Morena Silveira e a professora do Cesufoz, Viviane Ribeiro, por convite do jornalista e apresentador Anderson Frigo, participaram no dia 09 de março de 2018 da 1ª edição do jornal Paraná TV que vai ao ar de segunda a sábado pela RPC Paraná. Na oportunidade, foram esclarecidos aspectos importantes a respeito da influência do divórcio na vida dos filhos.

As professoras ficaram no ar durante todo o jornal, principalmente nos 3º e 4º blocos, interagiram com o apresentador, assistiram matérias sobre a temática e responderam questões ao vivo, enviadas pelos telespectadores.

Fotos Relacionadas

Campanha de Natal 2017

No dia 14 de Dezembro de 2017, os acadêmicos do 7º/8º períodos de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu,  juntaram-se aos demais cursos da instituição e levaram a alegria para o Natal das crianças que participam da entidade Núcleo Criança de Valor ‘Natal Solidário’. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atende crianças de 6 a 14 anos, no contra turno escolar, proporcionando diversas atividades esportivas para um melhor desempenho no dia a dia escolar. Foi realizado uma coleta na própria instituição, com envolvimento de alguns professores e colaboradores da FAFIG.

Enfim, com a ajuda de todos, mais um projeto foi realizado com sucesso.

Fotos Relacionadas

Doação livro do Dr. Marcos Araguari

Na data de 06 de dezembro de 2017, o Coordenador de Curso da FAFIG, Dr. Sérgio Luiz Candil, recebeu uma doação de 02 livros do Doutor Marcos Araguari de Abreu - Delegado de Polícia da cidade de Foz do Iguaçu, com o título "Subcultura Delinquente na Tríplice Fronteira - Além da Fronteira entre o Crime e a Repressão" para agregar valores em nossa biblioteca, que esta sempre de portas abertas, para os alunos da faculdade e também para toda a sociedade de Foz do Iguaçu". Que venham outros.

Doação livro do Dr.Marcos Araguari


III Conferência da Aprendizagem

No dia 30 de novembro de 2017 a professora Me. Fabiana Irala de Medeiros foi convidada para palestrar na III Conferência da Aprendizagem  promovida pela Guarda Mirim de Foz do Iguaçu.

O objetivo da palestra era apresentar aos adolescentes atendidos pela Instituição o curso de Direito, grade curricular e possíveis carreiras que o curso proporciona".

Fotos Relacionadas

Ciclo de palestras EMAP

Registramos a presença muito proveitosa, de acadêmicos da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu – no Ciclo de Palestras promovido pela EMAP. O evento contou com a ilustre presença do Ministro do STJ, Joel Ilan Pacionik, que abordou sobre o "Crime Organizado e a Visão do STJ".

Esclareceram muitas dúvidas e permitiram perguntas por parte dos alunos.

Fotos Relacionadas

Revista Questão de Ordem

A aluna Aicha Eroud, 6º período de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, teve aprovação para publicar seu artigo, na renomada revista ‘Questão de Ordem’ OAB/FOZ DO IGUAÇU – 41 ANOS em Defesa das Liberdades.

Mais de 4 décadas de história em defesa do Estado Democrático de Direito, da cidadania e do acesso à justiça, atuando com afinco no exercício pleno da advocacia. Parabéns pelo reconhecimento.

Fotos Relacionadas

Visita Técnica a PEF1

No dia 16 de novembro de 2017, a turma de Direitos Humanos da Fafig (1° e 2° períodos), acompanhados pela professora da disciplina Anna Paula Patruni, foram recebidos pelo diretor Sr. Willian Zonato em uma visita técnica a penitenciária estadual de Foz do Iguaçu - PEF 1. Durante a visita, além de conhecer as dependências, aprenderam sobre seu funcionamento, rotinas e gestão.

Tiveram oportunidade ainda de contextualizar o que aprendem em sala de aula e tirarem diversas dúvidas com o diretor Willian que gentilmente teceu inúmeras explicações e ainda brindou a turma com um café da manhã, com pães produzidos na unidade prisional.

Fotos Relacionadas

Lançamento do Livro da Prof.ª Roseméri Bernardi

No dia 10 de Novembro de 2017, o coordenador e professor de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu, Dr. Sérgio Luiz Candil esteve na Livraria Curitiba,no Shopping Catuaí Paladium, para prestigiar o lançamento do Livro da professora da nossa faculdade FAFIG, Dra Roseméri Simon Bernardi, com o título “Políticas Públicas, Ensino Superior e a Cultura da Sustentabilidade” Trata-se de um estudo de caso nos Campi da UNIOESTE.

Parabéns pelo comprometimento neste trabalho que trata de uma abordagem inovadora para o fomento da cultura da sustentabilidade nas instituições de ensino superior.

Fotos Relacionadas

IV Seminário Fronteiras do Brasil

Na data de 26 de Outubro de 2017, a turma de direitos humanos da FAFIG, acompanhados pela professora Anna Paula Patruni participaram do IV Seminário Fronteiras do Brasil promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira - IDESF, onde tiveram a oportunidade de refletir sobre questões relacionadas à segurança das fronteiras e a integração entre os países de nossa tríplice fronteira.

Entre os vários palestrantes, tiveram a oportunidade de ouvir o ex-secretário de segurança pública do Rio de Janeiro Sr. José Mariano Beltrame e da mesa de debates do comando tripartite Brasil, Argentina e Paraguai.

Fotos Relacionadas

Câmara Municipal - Homenagens aos Profs. Sérgio Candil e Thatiana Candil

No dia 16 de Outubro de 2017, o coordenador e professor de Direito da FAFIG, Dr. Sérgio Luiz Candil e sua esposa, Dra Thatiana de Arêa Leão Candil, também professora da casa, sentiram-se honrados pela bela homenagem do “Dia dos Professores” na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. Os vereadores Elizeu Liberato e Protetor Jorge conferiram um certificado para cada professor pelos relevantes trabalhos prestados à educação iguaçuense, desprendendo disciplina e determinação, na busca pela excelência das atividades exercidas.

Em especial pela dedicação e competência com que orienta seus alunos, contribuindo significativamente com sua capacidade de moldar vocações e incentivar o raciocínio, transformando ideias em realização.

Fotos Relacionadas

I Conferência Municipal

Nos dias 21 e 22 de Setembro de 2017, tivemos o privilégio de contar com a participação da aluna de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu – Aicha Eroud, na condição de Delegada, na I Conferência Municipal Promoção da Igualdade Racial. O Brasil na Década Dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento.

arabéns pelo envolvimento, comprometimento com o curso de Direito e com a nossa instituição.

Fotos Relacionadas

Aluna de Direito em evento na UNILA

No dia 18 de Setembro de 2017, registramos a participação da aluna de Direito da FAFIG – Faculdade de Foz do Iguaçu – Aicha Eroud, convidada a participar como ouvinte, de um evento promovido pela Universidade UNILA, com o tema ‘Direitos Humanos no Islã – Seria a Lei Islâmica (Sharia) compatível ou contraditória com a tradição ocidental dos Direitos Humanos?’– com o ilustre palestrante, Dr. Mohamed Arafa - Universidade de Alexandria – Egito.

Parabéns pelo envolvimento, comprometimento com o curso de Direito e com a nossa instituição.

Fotos Relacionadas

FAFIG alcança o melhor resultado da OAB

FAFIG alcança o melhor resultado da OAB


80% de aprovação no exame da OAB.

O curso de Direito do Instituto Foz do Iguaçu de Ensino e Cultura - IFIEC da FAFIG, obteve 80% de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, comprovando o empenho e dedicação do corpo docente na formação de profissionais de sucesso.


Doações de Equipamentos de Informática ao Instituto Katana

No dia 07 de agosto de 2013, a Faculdade CESUFOZ/FAFIG realizou doações de equipamentos de informática ao Instituto Katana, organização sem fins lucrativos de Foz do Iguaçu. Parte das doações são do "Projeto Descarte Correto - Lixo Eletrônico" dos Cursos de Ciência da Computação e Redes de Computadores que ocorre desde 2009, elaborado pelos Coordenadores dos Cursos Profª Alessandra B. G.  Hoffmann e Prof. Fernando Nakayama. Tem como objetivo conscientizar a sociedade, principalmente a acadêmica sobre o efeito de um descarte incorreto e estimulara doação de equipamentos eletrônicos ultrapassados, ou com defeitos, que não estejam mais sendo utilizados.

As doações foram recebidas pelo Sr. Pedro Eneilton dos Santos, presidente do Instituto Katana que através dos equipamentos eletrônicos, podem ser transformados em arte e ferramentas de centenas de profissionais cidadãos, conscientes e respeitadores da vida, e preservadores da natureza e meio ambiente.

Entrevista da Coordenadora para a RPC TV.

Fotos Relacionadas

Livro: As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica

Professora Cristina Ribeiro, do Curso de Fisioterapia lança livro "As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica"  no 6º. Congresso Internacional de Fisioterapia, que ocorreu de 13 a 16 de setembro de 2012 na cidade de Natal-RN.

Fotos Relacionadas

O Instituto Foz do Iguaçu de Ensino e Cultura – IFIEC é, agora, FAFIG – FACULDADE DE FOZ DO IGUAÇU.

Conforme Portaria n.º 738 de 17 de junho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2010, o MEC aditou os atos de credenciamento da Instituição, alterando, definitivamente, a denominação de Instituto Foz do Iguaçu de Ensino e Cultura – IFIEC para FACULDADE DE FOZ DO IGUAÇU – FAFIG