FAFIG

Como acessar

Informações sobre a Biblioteca

A biblioteca Prof. Orides B. Guerra tem por objetivo organizar, manter e desenvolver um acervo de livros, periódicos e outros materiais em áudio e vídeo,fazendo circular um grande leque de informações técnicas e científicas, criando assim a memória da faculdade e permitindo aos seus alunos uma base sólida de referências, tanto para o estudo dos assuntos tratados em sala de aula, como para a vivência profissional.
A Biblioteca é aberta à comunidade, mas o empréstimo domiciliar é facultado apenas aos discentes, docentes e funcionários da Instituição.
O empréstimo é pessoal, sujeito a um regulamento que estabelece prazos, número de materiais e penalidades. Para o empréstimo, basta se dirigir pessoalmente ao balcão de Atendimento da Biblioteca munido do Cartão Magnético.
Visando propiciar aos usuários um ambiente de conforto e tranqüilidade durante seus estudos, as instalações físicas dispõem de ótimas condições de ventilação e iluminação, ambiente climatizado e um número significativo de mesas e cadeiras.

Acervo

Os usuários contam com um acervo bibliográfico de aproximadamente 36.947 livros das mais diversas áreas do conhecimento, tendo também diversos periódicos. As obras são classificadas pelo sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) e pela Tabela PHA (para autor).
O acervo é composto de obras gerais (livros, folhetos, monografias, revistas, etc.) obras de referência (dicionários gerais especializados, enciclopédias, etc), de publicações seriadas (revistas técnico-científicas, revistas informativas e culturais) e materiais multimídia (vídeos).

Espaço Físico

A Biblioteca possui uma área total de 41,70 x 9,20 m² distribuídos em:

  • Instalações para estudos em grupos;
  • Quatro salas para estudo/reunião totalizando 9,20 x 2,90 m², oferecendo acomodações para aproximadamente 4 pessoas cada;
  • Uma área de 8,50 x 9,20 m², onde se encontram cinco mesas com acomodações para seis pessoas, espaço destinado aos estudos/leituras e trabalhos em grupos.

Política de Aquisição e Informatização

A política de aquisição da Biblioteca visa à renovação sistemática do acervo bibliográfico, que tem por objetivo atender a demanda de novas obras para cada curso, em conformidade com as grades curriculares e atualização editorial das obras já existentes.
O acervo bibliográfico cresce com a aquisição de obras atuais e modernas de todos os cursos. A Biblioteca dispõe também de assinaturas de publicações periódicas nacionais. A atualização dos títulos é permanente e sistemática feita por indicação de professores e também para atender as exigências MEC.
A quantidade do acervo atende à demanda dos cursos, verificando sempre o número médio de exemplares por disciplina proporcionalmente ao número de alunos.
O acervo da Biblioteca encontra-se totalmente informatizado. O sistema que gerencia a informação é o SISUN, desenvolvido e mantido por profissionais da própria Instituição, permitindo fácil suporte e evolução dos recursos, conforme a necessidade dos usuários, além de garantir agilidade e qualidade nos serviços de processamento técnico do material bibliográfico e de referência.

Serviços e Recursos

A Biblioteca possui em seu acervo os seguintes recursos disponíveis: livros e periódicos nacionais e internacionais, teses, monografias, catálogos, obras de referência (enciclopédias, dicionários, Atlas e compêndios), vídeos, mapas, slides, CD-ROMs e DVDs.
Para que o corpo discente e o corpo docente utilizem e conheçam todos esses recursos disponíveis são oferecidos os seguintes serviços orientados pelos nossos bibliotecários:

  • Pesquisa bibliográfica;
  • Empréstimo domiciliar;
  • Consulta local;
  • Intercâmbio entre bibliotecas;
  • COMUT – Programa de comutação bibliográfica que visa facilitar a obtenção de cópias de documentos independentemente de sua localização (no Brasil ou no exterior);
  • SCAD – Serviço cooperativo de acesso ao Documento da Biblioteca Virtual em Saúde, coordenado pela BIREME com a colaboração das bibliotecas integrantes do Sistema Latino-Americano e do Centro de Informação em Ciências da Saúde, o principal objetivo é prover o acesso a documentos da área de ciências da saúde, exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa.
  • Visita monitorada;
  • Exposições com a finalidade de aproximar os alunos e a comunidade da importância da leitura.

Fotos da Biblioteca